segunda-feira, abril 09, 2007

Ricardo Araújo Pereira em entrevista ao Semanário Sol


Ricardo Araújo Pereira
«Skinheads portugueses rapam a cabeça para esconder a carapinha»
O cartaz xenófobo do PNR no Marquês de Pombal ganhou um vizinho incómodo. Os Gato Fedorento ridicularizam a mensagem anti-imigração dos nacionalistas e dizem que «a melhor maneira de chatear estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal».
Ricardo Araújo Pereira falou ao SOL
Os Gato Fedorento responderam com humor à mensagem xenófoba que o Partido Nacional Renovador exibe desde a semana passada na Praça do Marquês de Pombal, em Lisboa.Ao lado do outdoor do partido de Pinto Coelho, agora vandalizado, o colectivo humorístico resolveu brincar com a postura anti-imigração da força política.«Mais Imigração! A melhor maneira de chatear estrangeiros é obrigá-los a viver em Portugal. Com Portugueses não vamos lá. Nacionalismo é Parvoíce». A mensagem não deixa ninguém indiferente e contraria a do cartaz ao lado.«Basta de Imigração, façam boa viagem, Nacionalismo é a solução», eram algumas das frases expostas no cartaz do PNR, agora apagadas.
O SOL falou com Ricardo Araújo Pereira, que se encontra em Barcelona, e perguntou-lhe o porquê desta intervenção. «A ideia surgiu do cartaz mesmo ao lado. Lamento que esteja todo sujo. Democracia não é isto», disse o humorista, acrescentando que «é uma piada um bocado mais cara do que é costume».Sem receio de represálias por parte do PNR, Ricardo Araújo Pereira afirma que «em princípio as pessoas não nos ligam nenhuma. É a atitude mais sensata». No entanto, o telemóvel do Gato Fedorento já tocou «algumas» vezes e a imagem faz primeira página no Público.A haver agressões, Ricardo Araújo Pereira espera que sejam dirigidas a Miguel Góis, Tiago Dores, José Diogo Quintela porque gosta de ser «solidário» com os colegas do grupo.O humorista nega que o grupo tenha um programa político. «Nem sequer é uma mensagem política. É uma mensagem de lógica elementar»,apesar de admitir que a sátira possa ter «consequências politicas». Ricardo Araújo Pereira recorda o recente sketch dirigido ao treinador do Sporting, Paulo Bento. «Quem faz uma sátira a um desportista não está a fazer desporto». O humorista afirma que a ideia fundamental por trás do cartaz é a de que «um nacionalista que se preze quer chatear os estrangeiros. E não há maior castigo a dar a um estrangeiro do que este», o de viver em Portugal. A título pessoal refere que nunca teve problemas com estrangeiros e que «todos os dias tenho problemas com portugueses, por exemplo no trânsito».Para o Gato Fedorento o nacionalismo faz pouco sentido. «Como podemos ter ódio aos africanos se somos quase pretos? Não há maneira de esconder isso». Ricardo Araújo Pereira brinca ainda com o conceito de branco. «Os suecos é que são brancos e os ingleses que quando apanham sol parecem lagostas com escarlatina. Os skinheads portugueses rapam a cabeça para esconder que têm carapinha».
Excelente.

8 comentários:

Anónimo disse...

Ricardo Araújo Pereira tem sangue courense, pois é neto pela via materna duma senhora natural de S. Martinho de Coura. Como sempre gostei de visitar e apreciar o blogue.

Anónimo disse...

Obrigado!
Grande abraço

GMaciel disse...

Se um gato pode incomodar muita gente, 4 gatos fedorentos incomodam muito mais.
Impagáveis, estes meninos!
:)
jocas

Anónimo disse...

São, não são?
Beijos

Paulo disse...

O RAP é lixado. Não tem papas na língua :D

Anónimo disse...

Deviam existir mais RAP´s.
Abraço

Miss Alcor disse...

Grande Ricardo! Grande mesmo! Isto sim é humor!

Anónimo disse...

Cara miss alcor,
não diria só grande humor, diria que Ricardo Araújo Pereira é uma pessoa de uma grande capacidade intelectual que seja sobre que assunto for tem uma capacidade de argumentação fantástica e uma prespectiva muito boa sobre como a nossa sociedade deveria ser, pegando nisso ele satiriza tudo o que discorda, sem medo. Ou seja faz aquilo que muitos sonham fazer só que não têm os meios que ele tem, também os tem porque lutou por eles. Para mim é uma das grandes qualidades do RAP claro que ele é um grande humorista, excelente actor e por ai fora.
Bj