segunda-feira, junho 18, 2007

CONVERSAS COM... RICARDO ROCHA (1ªParte)



Eu: então
Eu: tá tudo?
Ricardo Rocha: ta tudo...
Eu: estás com tempo?
Ricardo Rocha: pouco porque a minha esposa já está a fazer pressão para vir para aqui...
Eu: humm..
Eu: bem
Ricardo Rocha: o portátil é dela por isso estou em desvantagem..
Eu: coisas da vida
Ricardo Rocha: pois..
Eu: lol
Eu: posso fazer-te algumas perguntas então?
Ricardo Rocha: claro...
Eu: conheci-te quando jogavas no Famalicão, nessa altura já tinhas decidido tornar-te jogador de futebol profissional, quando é que decidiste: “é isto que quero fazer!”?
Ricardo Rocha: sempre tive essa ambição desde miúdo mas obviamente quase todos os miúdos tem esse desejo e essa vontade desde pequenos, agora conseguir lá chegar é algo extremamente difícil e é preciso muita, muita sorte..
Eu: sim
Eu: e essa sorte surgiu onde?
Ricardo Rocha: essa sorte foi surgindo sempre porque jogava num clube chamado "arca" que ninguém conhece e daí fui para o Famalicão, um clube da 2 divisão B. Depois fui para a equipa B do Braga onde depois tive a sorte de um dos centrais da equipa principal ser castigado, o outro lesionar-se e eu ser a única hipótese para jogar, obviamente o treinador teria a hipótese de pôr um médio mas optou por mim..
Eu: e foi a partir daí que deste o "salto". O que é que sentiste no teu primeiro jogo oficial na primeira liga?
Ricardo Rocha: no futebol há um ditado muito conhecido, "é fácil chegar ao topo, difícil é, conseguir manter".. e corresponde realmente a realidade.. estava muito nervoso e sabia que aquele jogo era muito importante para o futuro da minha carreira no futebol de alto nível e por isso, concentrei-me ao máximo durante essa semana sabendo que era a oportunidade da minha vida e que por nada no mundo poderia desperdiçar..
Eu: e não desperdiças-te! Quando te falaram na hipótese de seres jogador do Benfica, o que sentiste? Aceitaste facilmente? Houve muitas negociações? Descreve-me em curtas palavras, se não te importares.
Ricardo Rocha: fui apanhado despercebido e quando me disseram foi na altura que me tive de deslocar ao escritório do presidente do Braga para assinar pelo Benfica. Obviamente era um sonho tornado realidade por ser benfiquista e por ser um clube onde toda a gente sonha jogar. Ainda tive de ficar 6 meses em Braga porque só deixaram sair o Tiago e o Armando mas o mais importante já estava feito..
Ricardo Rocha: o mais curto possível!!! lol
Eu: lol
Eu: e o primeiro jogo com a camisola do Benfica?
Ricardo Rocha: o primeiro foi num particular no final da época porque fui fazer uma digressão com eles mas o que senti mais foi o primeiro jogo do campeonato em que demonstrei todo o meu valor e como as pessoas não tinham a noção daquilo que era ficaram impressionadas e apoiaram-me imenso, foi fantástico..
Eu: durante a evolução "rápida" da tua carreira, como é que a tua família geriu o facto de te tornares uma pessoa conhecida? No que me toca vi que não mudaste nada, mantiveste a humildade e a forma natural de viver em sociedade. Coisa rara nas pessoas que passam a ser conhecidas pelo grande público.
Ricardo Rocha: eu não mudei absolutamente nada, continuei a ser sempre o mesmo e a falar com toda a gente como sempre o fiz. Obviamente havia sempre quem dissesse que fiquei com a mania que era estrela mas foi algo que tenho plena consciência e não aconteceu nem ira acontecer. Quanto a minha família foi difícil porque somos reconhecidos em todo o lado mas tiveram de se habituar a ideia e hoje em dia convivem bem com isso..
Eu: sentes por vezes algum cansaço da popularidade? Quando passeias com a tua esposa e filhos e és constantemente abordado
Ricardo Rocha: sim porque não tens privacidade e és abordado em todo o lado.. pensei que com a mudança para Inglaterra as coisas iam mudar mas continuo a ser abordado tanto em Portugal como por lá..
Eu: pois sabes bem melhor que eu que o facto de já teres representado a selecção nacional te elevou a um patamar ainda maior.
Eu: como é que te sentiste quando foste convocado?
Ricardo Rocha: selecção? Foi sempre um sonho e graças a Deus consegui concretizar. Lembro-me quando era miúdo aprender o hino e dizer a minha mãe que o estava a fazer porque um dia precisaria de saber a letra para cantar num jogo da selecção, é um honra e um orgulho ter conseguido lá chegar e representar as cores do meu pais...
Eu: é engraçada essa história
Ricardo Rocha: e verdadeira por incrível que pareça..
Eu: sim
Eu: por isso é que considero "engraçada"
Eu: deve ser mesmo um
Eu: orgulho pessoal
Eu: atingir
Ricardo Rocha: enorme..
Eu: o objectivo
Eu: de miúdo

7 comentários:

Anónimo disse...

Estou a curtir a entrevista, Bernardo. Bota aí a continuação! Grande Ricky!

Abraços,

José Manuel

Anónimo disse...

Grande Zé,
vou colocando!
Abraços

Anónimo disse...

Muito bem! Para quando um gajo do FCP?
Abraço

Anónimo disse...

Quem sabe?

Capitão Merda disse...

É benfiquista, Bernardo?

Anónimo disse...

EUE? FÔDA-SE! Ó CAPITOM! O RICARDO ROCHA É UM GRANDE AMIGO. MAS EU SÔ DO F.C.P, CARALHO!

Capitão Merda disse...

Então está perdoado! :)
Se é amigo do Ricardo mande-lhe um abraço da minha parte. É um bom jogador... apesar de ter jogado no Benfica...
E veja lá se me deixa ganhar o próximo campeonato