terça-feira, janeiro 23, 2007

Violência nas televisões



Simpsons Spoof SouthPark - video powered by Metacafe

Tem-se discutido nos últimos tempos o efeito que alguns programas como “SmackDown” ou “Row”, não sei bem o nome do programa de wrestling, tem sobre as crianças.
É grave.
As crianças sabem que é a fingir mas gostam de olhar para a violência gratuita que lhes é apresentada. Muitas vezes tentam imitar com os companheiros as “manobras” que vêem na televisão e acabam por se magoar forte e feio, de tal forma que contraem lesões para a vida toda, porque estes “show´s" são feitos por pessoas que passaram anos a treinar para tal e sabem representar, obviamente que uma criança não sabe.
Por exemplo, tenho um cliente que deve ter uns 12 anos que vem todos os dias à minha loja comprar um jornal que oferece um cartão das personagens que entram no programa da Sic e todos os dias gasta 0,75€ para poder ter o tal cartão. Isto para demonstrar como as crianças só pensam naquilo.
Acho que o programa que passam na Sic ao Domingo de tarde é absolutamente errado. Devido à estúpida luta de audiências nas nossas televisões existe um “vale tudo”.
Se existe este “vale tudo” porque é que não passam uns filmes pornográficos durante a tarde de Sábado? Sempre não têm violência e de certeza que teriam todas as audiências desejadas!?

4 comentários:

Anónimo disse...

Querida Cássia,
Já sei que tu gostas destes programas.Mas tu és adulta e eu refiro-me ao perigo que é para as crianças.

Anónimo disse...

Pois é Bernardo, adoro ver luta-livre inclusive até vou estar presente nos dias 8 e 9 de junho no pavilhão atlântico :) mas tens toda a razão no que dizes, porque até eu fui contra de passarem o programa durante a tarde, mas por vezes a culpa é dos pais, que por muitas vezes não têm tempo de explicar aos filhos o que devem ou não fazer. Por exemplo sei k não tem nada a ver mas conheço imensa gente que detesta os morangos com açucar e que nao deixa os filhos assistirem devido aos temas que abordam; a meu ver acho que não tem mal nenhum pois também transmitem as consequências dos problemas.
Beijinhos

Anónimo disse...

O efeito nocivo das televisões sobre a mente e comportamento das crianças é evidente, a tal ponto que por esse mundo fora algumas crianças se enforcaram para imitar o enforcamento de Saddam Hussein. Mas estaremos já num ponto sem retorno, onde nada poderemos fazer para inverter esse domínio e dependência?

Anónimo disse...

Espero bem que não.Os pais é que têm de delinear horas para as crianças verem televisão.Porque o que fazem é deixá-las "coladas" às televisões e enquanto lá estão não chateam.É completamente errado. Eu não cresci a olhar só para a televisão eu queria era sair de casa para brincar com os meus amigos. É tudo uma questão de criar habitos.