terça-feira, janeiro 16, 2007

Debate sobre a bipolaridade



Proponho um "debate" ou melhor troca de opiniões sobre a doença bipolar.

Este é o primeiro "debate" que coloco neste blog. A partir de agora todas as semanas haverá um assunto em "debate".

4 comentários:

Anónimo disse...

Penso que muita gente anda a confundir a doença bipolar com bom humor e mau humor.
Todos nós temos dias em que estamos bem dispostos e dias em que estamos mal dispostos. Temos dias que acordamos bem dispostos e basta por exemplo dormirmos uma hora a seguir ao almoço e ficamos mal dispostos sem razão aparente. Eu não considero que isto seja derivado à doença bipolar.
Para mim a doença bipolar é algo de bastante mais complexo.
Uma pessoa que sofre da doença bipolar tem mudanças de humor semanais, mensais ou mesmo em pequenos períodos de minutos. Pode passar semanas extremamente bem disposto como o oposto e pode passar minutos de grande excitação e de um momento para o outro, passa para um estado de grande exaltação sem razões que o justifiquem.
Esta é a minha visão, acho que está incompleta e também pode estar errada.

Anónimo disse...

... e eu que pensava que a bipolaridade era uma doença dos políticos do PS e do PSD e a sua mania de bipolarizarem entres eles a vida politica nacional ... esquecendo-se de todas as outras opiniões e tendências ... mas já vi que estava completamente errado ... e a bipolaridade é mais uma doença resultante do stress do mundo moderno...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt

Tongzhi disse...

Pensei muito antes de escrever o comentário a este teu post. Mas, as inevitáveis lembranças já cá estavam... Lidei, até há bem pouco tempo atrás, com uma pessoa a quem foi diagnosticada a doença bipolar. O maior desgaste que sentia, era a imprevisibilidade do humor que ia encontrar... Situações semelhantes, provocavam estados de espírito bem diferentes que podia ir de uma profunda felicidade e boa disposição, ao choro compulsivo de quem estava perante uma situação mais que adversa.
A maior parte das vezes, sentia uma sensação de impotência na possível ajuda...
Li muito sobre o assunto e cheguei a consultar um especialista na matéria. Um grande apoio, tanto a mim, como a essa pessoa foi obtida na Associação de Apoio aos Doentes
Depressivos e Bipolares, ADEB cujo endereço é http://www.adeb.pt/.

Anónimo disse...

"Como categorizado pelo DSM-IV e o pelo CID X, o distúrbio bipolar é uma forma de distúrbio de humor caracterizado pela variação do humor entre uma fase de maníaca ou hipomania, hiperatividade e grande imaginação, e uma fase de depressão de inibição, lentidão para conceber idéias e realizar, e ansiedade ou tristeza. Juntos estes sintomas são comumente conhecidos como depressão maníaca."

Retirado de "Wikipedia"