quarta-feira, julho 22, 2009

Passatempo com prémio

Para ganhar um livro "Cartoonices" de F`Santos, desafio-vos a responder a estas perguntas:

1ª - Qual a origem da palavra JOB?

2ª - Porque é que atribuiram o nome de Rua de Cedofeita, na cidade do Porto?

3ª - O que é a Cienteologia?

4ª - Qual a origem da palavra Cesariana?

5ª - Qual a origem do nome Pizza Hut?

6ª - Quem inventou o Molho de Escabeche?

7ª - Porque é que se diz: "Todos os caminhos vão dar a Roma"?

8ª - Qual é o Carro comerciável, actualmente, mais rápido do planeta?

9ª - Qual a origem da Capoeira, dança/arte marcial, e porquê?

10ª - Quem inventou o Motor a Combustão?

* o passatempo terminou e a vencedora é Dana_Treller, que além do livro "Cartoonices" terá um prémio surpresa.
MG, Eduardo Franco e Carlos também irão receber um livro "Cartoonices". Peço que me enviem para o e-mail medinamoura@gmail.com os endereços para onde devo enviar os prémios.

4 comentários:

Mg disse...

1 – Nome de origem biblica. "Opresso". Foi merecedor da misericórdia de Deus, por suportar com resignação e fé os infortúnios.

2 - Origem latina: "cito-facta" ou seja, "cedo-feita”. Antes da actual designação chamava-se Rua da Cruz. (Um historial mais detalhado desta Rua pode ser encontrado no site oficial da respectiva Junta de Freguesia em http://www.jf-cedofeita.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=50:social-e-cultural&catid=38:socialecultural&Itemid=56 )

3- A cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard. Os dogmas centrais da seita são baseados na crença de que uma pessoa é um ser espiritual imortal (referido como "thetan"), dotado de mente e corpo, ambos basicamente bons, que buscam a sobrevivência. Várias personalidades famosas já aderiram a esta “religião”.

4- -A hipótese tida como mais provável é que o termo tenha a sua origem na palavra latina "caedere", que significa cortar.

5 - Quando os fundadores Dan e Frank Carney compraram o letreiro para colocar na frente do primeiro restaurante em Wichita, Kansas, havia espaço para apenas três letras depois da palavra 'pizza'. Assim, utilizaram 'hut' (cabana).

6 – Provavelmente, provém dos costumes dos indígenas da Amazónia de se alimentarem de peixes e vegetais. Julga-se que o nome veio da palavra iskbê, que em árabe significa guisado de carne com vinagre e outros ingredientes.

7 – É uma expressão que nos remete para tempos históricos e para a vocação imperial dos romanos na difusão do seu domínio sobre os povos conquistados. O poderio do Império Romano manteve-se, durante séculos, em grande parte, devido à poderosa rede de estradas, que ligavam as províncias mais remotas ao centro do poder imperial, em Roma. O poder das legiões imperiais seria nulo sem a possibilidade de acorrer a qualquer ponto do império.
Resumindo, o ditado tem origem na grande extensão da cobertura oferecida pelas estradas romanas.

8 - Bugatti Veyron Pur Sang (Penso que o Ultimate Aero Twin Turbo não é “comerciável).

9 – Nome de origem Tupi. Significa "mato ralo" de pequenos arbustos: lugar preferido dos negros, para o jogo. Zumbi um negro guerreiro, do Quilombo dos Palmares, é considerado o primeiro mestre. A capoeira, em si, nasceu no Brasil do século XVII, entre os negros bantus, etnia originária da África Central. Já ouvi diversas teorias, no entanto, a sua origem mais remota estará no ritual n'golo também conhecido como dança da zebra , uma disputa física entre rapazes para decidir quem irá ficar com a moça que atingiu a idade de casar.
Também há quem defenda a tese que para os escravos, e "oficialmente", a capoeira seria um jogo, quando, na verdade, estariam a treinar habilidades de luta e combate para usar contra os seus "proprietários".

10 – Alphonse Beau de Rochas ( motor de combustão interna). Posteriormente surgem variantes desenvolvidas por Nikolaus Otto e Étienne Lenoir e Rudolf Diesel (sendo a deste último a mais conhecida).

Noemia Maria disse...

1. A palavra usada em Portugal, tem origem inglesa que significa, trabalho, emprego, projecto. A palavra inglesa tem origem numa personagem bíblica conhecido pela sua imensa paciência.
2. Devido a demorar muito a ficar urbanizada, dai o nome Cedofeita, que tinha sido abreviada do nome Rua Direita de Cedofeita, pelos pregões das vendedeiras.
3. A cientologia é um sistema de crenças
4. Derivaria da forma como nasceu o imperador Júlio César. Na verdade, a palavra tem origem no verbo caedo -is, cecidi, caesum, caedere, também presente na palavra francesa ciseaux (tesoura), e na inglesa scissors (tesoura
5. Quando Dan e Frank Carney compraram o letreiro para colocar na frente do primeiro restaurante em 'Wichita, Kansas', havia espaço para apenas três letras depois da palavra 'pizza', então eles utilizaram 'hut' (cabana).
6. O Escabeche é de origem espanhola
7. Por mais volta se dê fica-se sempre na mesma. Por mais volta que tudo dê fica-se sempre na mesma. "Alusão ao vasto sistema viário do Império Romano."
8. Bugatti Veyron
9. Teve origem no Brasil por escravos africanos e os seus descendentes, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores, geralmente era praticada nas capoeiras, e a noite nas cabanas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços, o que explica o facto da maioria dos golpes serem desferidos com os pés, foi também muito praticada nos refúgios, onde os escravos fugitivos tinham liberdade para expressar sua cultura.
10. Étienne Lenoir

Calmeida disse...

1- job, palavra inglesa que significa trabalho, teve origem numa personagem biblica que ficou conhecida pela sua imensa paciencia.

2- porque demorou muito tempo a ser urbanizada

3- A cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard

4- Derivaria da forma como nasceu o imperador Júlio César. Na verdade, a palavra tem origem no verbo caedo -is, cecidi, caesum, caedere, também presente na palavra francesa ciseaux (tesoura), e na inglesa scissors (tesoura)

5- Quando Dan e Frank Carney compraram o letreiro para colocar na frente do primeiro restaurante em 'Wichita, Kansas', havia espaço para apenas três letras depois da palavra 'pizza', então eles utilizaram 'hut' (cabana).

6- provém dos costumes dos indígenas da Amazónia de se alimentarem de peixes e vegetais. Julga-se que o nome veio da palavra iskbê, que em árabe significa guisado de carne com vinagre e outros ingredientes.

7- As estradas de Roma antiga partiam da Cidade Eterna em todas as direcções.
Acompanhando a expansão do Império os Romanos construiam as suas estradas, rasgando-as de modo que os soldados, os mercadores e os viajantes, pudessem facilmente ter acesso à capital do mundo antigo. Por isso se justifica a conhecida expressão: Todos os caminhos vão dar a Roma.

8- Bugatti Veyron

9- A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê.

10- Étienne Lenoir

dana_treller disse...

1ª - A palavra inglesa tem origem numa expressão do séx XVI "jobbe of worke" que se referia a um produto de trabalho. Jobbe terá sido originado de "gobbe" com o significado de o conjunto de algo. Então, job, originalmente teria o significado de o conjunto de algo que foi produto de trabalho. No Hebréu a mesma expressão é usada para descrever algo detestável....

2ª - A fundação da igreja de Cedofeita poderá ser atribuída ao rei Teodomiro, onde se fez baptizar conjuntamente com o seu filho Ariamiro. Consta que Teodemiro, não encontrando remédio para a enfermidade de seu filho Ariamiro, recorreu a S. Martinho de Tours aonde mandou embaixadores com ofertas de tanta prata e ouro quanto pesasse o filho enfermo. E com tanta fé Teodomiro acreditou neste milagre que logo a seguir à partida dos seus embaixadores ordenou que se começasse a construção de uma igreja em honra de S. Martinho. O empenho posto no levantamento do templo foi tal que quando os embaixadores chegaram com as relíquias já ela estava concluída. E foi devido à rapidez da construção que veio a dizer-se «Cito Facta», o que significa «Feita Cedo» e que veio a dar CEDOFEITA.

3ª - A cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard. A Cientologia assegura que a sobrevivência do homem depende de si mesmo, de outras pessoas e da sua interação com a comunidade cósmica.

4ª - Várias teorias: um dos ancestrais do Júlio César nasceu desta forma; "Lex Caesarea" - código segundo o qual um bebé deve ser retirado de dentro da mãe caso ela morra antes de dar à luz; caedere - verbo latino que significa cortar.

5ª - Quando Dan e Frank Carney compraram o letreiro para colocar no primeiro restaurante em 'Wichita, Kansas', havia espaço para apenas três letras depois da palavra 'pizza', então eles utilizaram 'hut' (cabana) pois o edifício original também se assemelhava a uma cabana..

6ª - Os árabes (sikbaj - palavra já referida nas mil e uma noites).

7ª - A grande extensão das estradas com destino ao centro do império deu origem a essa expressão.

8ª - Shelby Supercars' Ultimate Aero TT.

9ª - A capoeira foi desenvolvida pelos escravos do Brasil, como forma de elevar o seu moral, transmitir a sua cultura e principalmente como forma de resistir aos seus escravizadores, geralmente era praticada nas capoeiras, e a noite nas senzalas onde os escravos ficavam acorrentados pelos braços, o que explica o fato de a maioria dos golpes serem desferidos com os pés.

10ª - Etienne Lenoir