segunda-feira, junho 30, 2008

ONDE PARA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO?


"O tribunal obrigou a empresa Google a encerrar um blogue por alegada difamação, algo inédito no país. A queixa foi feita pelo presidente Macedo Vieira e vice-presidente Aires Pereira da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
«A Póvoa de Varzim apenas oferece lixo, praia contaminada e mar poluído, tudo supervisionado por autarcas agarrados ao poder e sustentados por uma teia de corrupção que corrói toda a gestão municipal». Eram estas as palavras que se podiam ler no blogue “povoaonline”, cujo autor é desconhecido.
O tribunal considerou provado que a maior parte do conteúdo do blogue consistia em “artigos de opinião críticos” sobre os dois autarcas, atingindo-os igualmente enquanto cidadãos, pais, familiares e amigos."

(fonte: tsf online)

Obrigar a fechar?
Os jornais e outros meios de comunicação social quando são processados por alguém que se sente difamada, alguma vez fecham? São encerrados?
Em que país estamos? É que de repente estou confuso.

10 comentários:

GMaciel disse...

Confuso, Bern???? Nah!!!

O problema é que estavas desabituado a estas coisas. Quem já tinha nascido antes do 25 de Abril e tinha idade para perceber o que se passava, tem este tipo de situações muito vívidas na sua memória.

Eu tenho avisado que estamos a voltar para trás, mas o pessoal não quer saber, estão mais virados para os festivais de Verão e para a praia.

:(

Anónimo disse...

Querida Graça,
eu nasci depois do 25 de Abril de 1974, mas sei o que se passa em Portugal antes da revolução muito bem. Sei que todas as encenações, repressões e censuras que estamos a receber cada vez mais são o espelho da ditadura em que Portugal esteve mergulhado durante muitos e longos anos.
Eu não vou permitir que tal se volte a repetir. Pode parecer um discurso, da minha parte, armado ao pingarelho, mas volto a repetir EU NÃO VOU PERMITIR QUE ESTE PAÍS VOLTE A VIVER NUM SISTEMA DITATURIAL.

Bj

GMaciel disse...

Uau... grande resposta, Bern! É assim mesmo.

:)


"EU NÃO VOU PERMITIR QUE ESTE PAÍS VOLTE A VIVER NUM SISTEMA DITATURIAL."

Já somos dois, meu amigo. Nem que a vaca tussa, não podemos calar-nos, seja aqui, seja onde for necessário fazermo-nos ouvir.

;)

Anónimo disse...

Querida Graça,
não duvides. Tem mesmo que ser.

Bj
:)

Anónimo disse...

Parece que já somos milhões de confusos! De vermos , tantas injustiças e tantas coisas a andar para trás como o caranguejo!
Mas a confusão só passa, se nós ,não nos calarmos! Porque se nos calarmos ,com os insultos que nos fazem todos os dias, através dos média ! Aí ficamos mesmo confusos!
NÃO TE CALES! :)
Bjs

Anónimo disse...

Querida miriamdomar,
e não me calarei mesmo!
Bj

BlueVelvet disse...

Gostei dessa declaração de princípios.
Mas já nem os blogs têm liberdade de expressão...lamentavelmente
Veludinhos azuis

Anónimo disse...

Querida Blue,
é mais que lamentavel. É muito grave. Chega. Existe um ditado que diz "Quanto mais te baixas mais mostras o cú.". E é o que sucede com a população portuguesa. Por isso repito, CHEGA!

Bj

Anónimo disse...

Quer dizer que um SENHOR não aceitou uma critica e em vez de abandonar o gabinete e ir verificar com os seus olhos (e não de outros), pediu algo num PAÍS chamádo DEMOCRÁTICO que se chama CENSURA.
Também fiquei confuso.
Algo não VAI BEM neste PAÍS.
Volta SALAZAR estás PERDOÁDO.

touaqui42

Anónimo disse...

Não volta nada, foda-se!