sábado, dezembro 31, 2005
Todos nos tivemos a oportunidade de assistir ao “Live8”, via TV, INTERNET, DVD e por aí fora, evento impulsionado pelo musico Bob Geldof com a ajuda de Bono Vox .
Mas será que todos tivemos a real consciência do seu significado?
Em determinadas zonas de Africa em cada 3 segundos morre uma criança cuja causa está na contracção de doenças curáveis, curáveis com fármacos que se podem comprar em qualquer esquina dos nossos países.
Como disse o actor Will Smith “…basta a força de uma caneta…” para que os 8 lideres dos países mais industrializados, assinem um papel a perdoar a divida “herdada”, destes países Africanos. É uma divida “herdada”, pois variadíssimas corrupções do passado não permitem que saiam de uma “bola de neve” de dividas, e as ajudas que chegam das varias associações humanitárias não conseguem sobrepor o défice, tão profundo.
Temos relatos de varias personalidades como é o caso de Bono, vocalista dos U2, que dedica grande parte do seu tempo à luta pelo perdão destas dividas, de estar no “campo” e pais desesperados quererem entregar-lhe os seus filhos, ele ter de rejeitar e viver com esses dilemas.
Assistiu-se no “Live8” a vários momentos bastante emocionantes, um deles foi quando todos os espectadores começaram a estalar os dedos de 3 em 3 segundos a demonstrar que nesse espaço de tempo morre uma criança, penso que ninguém ficou indiferente a isto. Outro foi quando Bob Geldof mostrou umas imagens do “Live Aid”, 1985, em que aparece uma menina moribunda e depois ela entra em palco, uma mulher lindíssima que consegui sobreviver com a ajuda do “Live Aid” e Bob Geldof disse: “…agora digam-me que isto não resulta…”. Não menos comovente foi a actuação de Annie Lennox, quando tocou a música “Why…”, a solo, e por imagens projectadas nos ecran´s gigantes demonstrou a cruel realidade dos Africanos infectados com o HIV-SIDA.
Sem duvida que acho que este foi o acontecimento mais relevante do ano de 2005.
sexta-feira, dezembro 30, 2005
O nosso primeiro-ministro, José Socrates, caiu ao praticar ski, na Suiça. Tentou fazer um salto mas a aterragem resultou num estiramento do joelho.
Por cá, ele, Josézito, vai fazendo vários saltos mas aterra sempre intacto, porquê? É que é cada salto radical, e por vezes a practica de desportos radicais corre muito mal, será que posso concluir que Portugal é um bom local para a practica do radicalismo?
Entretanto, vamos nós, portugueses, contraindo "estiramentos" nos bolsos!
quarta-feira, dezembro 28, 2005
"...agrediu com machado funcionaria de banco..."
Ontem, em Coimbra, um homem entrou numa dependência bancária e agrediu uma funcionaria com um machado. Além do machado também tinha em sua posse duas facas.
Eu pergunto-me, ninguém na rua ou quando ele entrou no banco reparou que ele carregava consigo um machado? É que um machado não é um utensilio de dimensões, propriamente pequenas, com mais duas facas ele deveria fazer um barulho, tilintar, enorme com o bater dos três objectos uns nos outros. Provavelmente, antes de ir ao banco ainda parou para comprar o jornal e tomar um café e toda a gente deve ter olhado para o machado e ter pensado:"...deve ir cortar mato...". Enfim...
Entretanto o individuo foi detido, mas obviamente depois do mal já estar feito. Faz-me lembrar certas medidas que só são tomadas depois de as tragédias acontecerem, como o caso dos atropelamentos na 24 de Julho.
*noticia no "J.N." de hoje
terça-feira, dezembro 27, 2005
Desde que me lembro, que durante a época natalícia as televisões transmitem, durante horas e horas, actuações circenses que são uma verdadeira seca. Mesmo quando era criança achava uma seca, presumo que as crianças de hoje também o devem achar, por que raio carimbam tanto nas mesmas programações? Penso que devem concluir que as pessoas gostam porque as audiências são elevadas, mas são elevadas porque não passa mais nada na televisão e as pessoas têm o televisor ligado por ter, como é o caso do "Rex-o cão policia", bem mas este caso ainda é mais enjoativo.
sábado, dezembro 24, 2005
quinta-feira, dezembro 22, 2005
quarta-feira, dezembro 21, 2005
"Investigadores holandeses descobriram através de observações realizadas pelo telescópio Spitzer a existência dos ingredientes básicos precursores do ADN em redor da estrela IRS 46, a 375 anos-luz da Terra, informou o Jet Propulsion Laboratory da NASA. Mais pormenores serão publicados na edição de Janeiro da revista Astrophysical Journal Letters..."
Bastante interessante. Comprem a revista em Janeiro.
terça-feira, dezembro 20, 2005
segunda-feira, dezembro 19, 2005
sexta-feira, dezembro 16, 2005
quinta-feira, dezembro 15, 2005
O co-piloto, Luis Santos, que se encontrava preso na Venezuela por estar alegadamente envolvido num tráfico de drogas foi libertado, obviamente por ser inocente, após 14 meses de prisão preventiva.
Após ter sido libertado o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Freitas do Amaral, congratolou-se como se tivesse sido por sua influência que Luis Santos foi liberto. Também se diz que Jorge Sampaio teve influência no que respeita à absolvição do co-piloto.
Agora que o homem goza da sua, merecida, liberdade vêm estes gajos tentar ganhar créditos com o caso, é triste.
A esposa de Luis Santos, em entrevista à RTP, disse que tudo o que os representantes portugueses em Caracas fizeram foi dificultar ainda mais a situação, como é que agora têm a lata de vir congratolar-se?
quarta-feira, dezembro 14, 2005
Sou um praticante de airsoft. Muita gente com quem falo sobre esta actividade replica com a seguinte frase: "...é mesmo para quem não esteve na tropa...".
Bem, eu não vejo isto como uma actividade ligada a pessoas que não estiveram na tropa. É um jogo, basicamente de estratégia com obvias ligações a tacticas de guerrilha. Mas quem pratica, airsoft, não é obrigado a dormir numa camarata, não têm de se levantar a horas pré-definidas por um superior hiérarquico, não têm de comer "merda", não têm que apanhar "tabefes", não têm de "encher" 100 flecções porque o instrutor está de mau humor, não têm que sofrer ataques psicologicos, como a possibilidade de ter de ir para um local que esteja em conflito e correr o risco de morrer e por aí adiante.
Com isto apenas quero demonstrar que a ideia que muitos fazem do airsoft é errada.
terça-feira, dezembro 13, 2005
No D.D. de hoje vêm: "o ex-secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, insistiu na segunda-feira que o deposto presidente iraquiano, Saddam Hussein, pretendia usar armas de destruição maciça contra Portugal, justificando assim a intervenção norte-americana no país.".
Mas que grande treta é esta?
Sem comentários!
segunda-feira, dezembro 12, 2005
Hoje é segunda-feira.
As “segunda-feira” são uma seca!
Está mais que dito e redito por todos.
Mas não há nada como tentar descrevê-la, quando ainda são 9:30 da manhã de uma segunda-feira e ainda se têm um fatídico dia pela frente.
O problema das “segunda-feira” é que para começar é logo segunda/segundo, e ninguém gosta de estar em segundo ou ficar em segundo seja no que for. Obviamente que se trata de um dia de uma certa nostalgia, depois de um bem passado fim-de-semana. Voltando a “segundo”, lugar, é uma posição ingrata, pois por norma pensa-se: "...mais um bocadinho tinha sido primeiro, mas não fui...". Depois da segunda vêm a terça, ou terceiro. Bem, terceiro já não é tão desconfortável como segundo, é se reconhecido e tal e tal, até correu melhor do que se esperava e tal e tal. Quarta, quarta é relativo a quarto, quarto lugar já não vai ao pódio mas é se reconhecido. Quinta é uma posição ainda razoável. Sexta ou sexto está-se dentro dos lugares pontuáveis e amanhã já é sábado por isso que se lixe!
A única coisa que penso que as pessoas gostam quando é a segunda, vez, é quando é a segunda vez que têm relações sexuais, estão mais descontraídos e a coisa corre às mil maravilhas, enfim…mais uma estupidez....
quarta-feira, dezembro 07, 2005
A partir de janeiro de 2006 a electricidade vai subir escandalosamente!
A electricidade para uso doméstico vai subir 5,1%.
A electricidade para o comércio vai subir 14,9%.
A electricidade para as indústrias vai subir 16,3%.
Estes aumentos são um verdadeiro disparate. Justificam que é devido aos aumentos do preço do barril de petroleo, quando este têm vindo a descer. Enfim, este aumento vai reflectir-se em tudo, todos os produtos vão aumentar de preço como se pode calcular. Nos últimos anos os comerciantes não têm feito aumentos nos produtos, mas a partir destes aumentos vai-se tornar impossivél não fazer aumentos. Obviamente que as vendas vão baixar. Se já assim é o que é, então com valores mais altos.....
terça-feira, dezembro 06, 2005
O "carjacking" está a crescer em Portugal. Ontem mais uma serie de carros foram furtados por este meio por um grupo que se acredita estar bem organizado para este tipo de roubo.
O apelidado gang dos "audi´s", passou a recorrer ao roubo de outros veiculos de alta cilindrada, como BMW e VW. Por enquanto estes casos vão acontecendo, com mais frequência, nas grandes periferias, mas para segurança de todos, aconselho as pessoas a andarem com as portas do carro sempre trancadas, caso não vejam forma de impedir que lhe roubem o veiculo, não se arme em heroi e tenha sempre em atenção se viajar com crianças, lembrar os assaltantes que está uma criança no banco de trás, porque senão eles arrancam e as crianças vão com eles.
Estupidez!
Já repararam que se pode fazer uma ligação entre os helicopteros e músicas ou compositores/ras, se falarmos com sotaque "nortanho"?
Por exemplo:
- "aquela música da Madonna é gira e boa!"
- "aquela música da Shakira é gira e boa!"
-"aquela música da Mariah Carey é gira e boa!"
-"aquela música da Lúcia Moniz é gira e boa!"
etc... e etc...
(enfim uma estupidez como outra qualquer!)
sábado, dezembro 03, 2005
Emprego!?
Será que se pode levar este titulo a sério?
"Estado emprega 3068 jovens" (C.M.)
O Estado vai financiar, durante um ano, o estágio de 3068 jovens. Como se calculava, para descer a taxa de desemprego vão colocar as pessoas, desempregadas, em formações e estágios, pagos por quem? Pelos contribuintes. Estágios e formações que têm a duração de três meses, seis meses, um ano e até já soube de formações que chegaram aos três anos. Por norma são formações que não possibilitam aos formandos vingar no mundo de trabalho, não falo por falar, eu já estive algum tempo em cursos deste género e sei bem qual é a saída que eles dão, nenhuma. Só em casos muito excepcionais, e quando os há até nos noticiários são falados! De forma alguma estou contra quem os frequenta, pois vão para lá por não terem opção e acreditam que os pode ajudar futuramente. Contudo, não me parece que ajude! Ajuda o país a gastar mais dinheiro que não têm! Além dos valores que vão dar às pessoas, formandos e estagiários, durante o periodo de formações, no fim das formações voltam a pagar os fundos de desemprego, logo se se fizer os calcúlos, os gastos são superiores aos de apenas manter as pessoas com o fundo de desemprego. Sinceramente espero que estas formações e estágios vinguem pois o país têm de, começar, a mexer-se num sentido ascendente. Francamente espero que daqui a mais ou menos um ano tenha de dizer que estava errado!
Niveis de poluição!
Estima-se que Portugal vai pagar uma multa, de qualquer coisa como mil milhões de Euros pelo incumprimento do “protocolo de Quioto”. Calcula-se que até 2012 a taxa de CO2, em Portugal, subirá 42,2%. É absurdo! Faz-se um protocolo e simplesmente desrespeita-se por completo todo o acordo, mas como os restantes envolvidos não assinaram este “protocolo” por uma mera formalidade, vão exigir e muito bem a Portugal o pagamento das devidas coimas.
Uns, Portugal, não cumprem, outros simplesmente se recusam a assinar o protocolo, Estados Unidos. Enfim… É uma tristeza.
sexta-feira, dezembro 02, 2005
RECEITA DE PERU COM WHISKY!
Ingredientes:1 garrafa de whisky - do bom, é claro!!;1 peru de aproximadamente 5 Kg;Sal, pimenta e molho verde a gosto;350 ml de azeite extra-virgem;500 g de bacon em fatias;Nozes moídas;
Modo de preparar: Envolver o peru no bacon e temperá-lo com sal, pimenta e molho verde a gosto. Massajá-lo com azeite.Pré-aquecer o forno durante aprox. 10 minutos.Beber uma boa dose (dupla) de whisky enquanto aguarda.Colocar o peru numa assadeira grande.Sirva-se de mais duas doses de whisky.Ajustar o terbostato na marca 3, e, debois de uns binte bidutos, bonha para assassinar. Digu, assar a ave. Beber bais uba dose de whisky.Debois de beia hora, formar a baertura e controlar a asssadura do pato.Tentar zentar na gadeira, zervir-se de uooooootra dose boa de whisky.Gozer (?), gosturar(?), gozinhar (?), sei lá, f***-se o beru.Deixááár o vilho da buta no vorno bor ubas 4 horas.Tentar tirar a berda do beru de lá.Bandar bais uba boa dose de whisky pa dentro, dendar nobabente tirar o cabrããão do beru do vorno, borgue na bribeira denndadiiiva dãão deeeeeeeuuuu.Begar o beru que gaiu no jão, e enjugar o vilho da buta gom o bano de limparrr o jão e gologá-lo duba pandeja ou galguer outra borra, bois,avinal, vozê nem gossssssssta buito dessa berda de beru. Bronto!
Curiosidade sobre embalagens!
Na embalagem de sabonete Dove:"INDICAÇÕES: UTILIZAR COMO SABONETE NORMAL"(Boa! Cabe a cada um imaginar para que serve um sabonete anormal)
Em alguns pacotes de refeições congeladas Iglo:"SUGESTÃO DE APRESENTAÇÃO: DESCONGELAR PRIMEIRO"(É só sugestão! De repente o pessoal pode estar afim de lambê-la, com se fosse um gelado...)
Num hotel que oferecia touca para o duche:"VÁLIDO PARA UMA CABEÇA"(Alguém muito romântico poderia colocar a sua e a da amada na mesma touca...)
Na sobremesa Tiramisú da marca Tesco, impresso no lado de baixo da caixa:"NÃO INVERTER A EMBALAGEM"(Oops!!! leu o aviso...é porque já inver teu!)
No pudim do Mini Preço:"ATENÇÃO: O PUDIM ESTARÁ QUENTE DEPOIS DE AQUECIDO"(Brilhante!!)
Na embalagem da tábua de passar Rowenta:"NÃO ENGOMAR A ROUPA SOBRE O CORPO"(Gostaria de conhecer a infeliz criatura que deu origem a este aviso)
Num medicamento (pediátrico) contra o catarro infantil, da Boots:"NÃO CONDUZA AUTOMÓVEIS NEM MANEJE MAQUINARIA PESADA DEPOIS DE TOMAR ESTE MEDICAMENTO"(Tantos acidentes na construção civil poderiam ser evitados se fosse possível ter esses Hooligans de 4 anos longe dos Catterpillars)
Nas pastilhas para dormir da Nytol:"ADVERTÊNCIA: PODE PRODUZIR SONOLÊNCIA"(Pode não, deve!! Foi para isso que eu comprei!!)
Numa faca de cozinha:"IMPORTANTE: MANTER LONGE DAS CRIANÇAS E ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO"(Será que lá os cães e gatos são ninjas disfarçados? Nunca vi nenhum mexer em facas!)
Numa fileira de luzes de Natal:"USAR APENAS NO INTERIOR OU NO EXTERIOR"(Alguém me pode dizer qual é a 3ª opção?)
Nos pacotes de amendoim da Matutano:"AVISO: CONTÉM AMENDOINS"(Mania de estragar as surpresas!)
Numa serra eléctrica da Husqvarna:"NÃO TENTE DETER A SERRA COM AS MÃOS OU OS GENITAIS"(sem comentários)
quarta-feira, novembro 30, 2005
terça-feira, novembro 29, 2005
Actos violentos.
Ontem foi noticia em todos os telejornais, jornais e rádios, a divulgação do número de actos violentos dentro das escolas. É assustador, mas a nossa Ministra da Educação acha que não!? Não vai alterar nada! Diz que o projecto "escola segura" é bom! Vê-se!? Será que para ela só será necessário tomar mais medidas quando as escolas começarem a arder?
segunda-feira, novembro 28, 2005
São rápidos!?
Descobriram um "ovo de Colombo"!
Considera-se que as alterações climáticas estão a ser tão ou mais devastadores que armas de destruição maciça. Grande descoberta!?
Quem se lembrou de comparar, a esta altura do campeonato as devastações das alterações climáticas com a devastação provocada por armas de destruição maciça estava onde, a dormir? Há tanto tempo que estes fenómenos climáticos estão, infelizmente, a acontecer e agora vêm alguém a público “gritar” uma grande descoberta!? Enfim…
sábado, novembro 26, 2005
Os media não se cansam de fazer reportagens de como irá ser complicado para os portugueses gerir os dinheiros, este ano, para as compras de Natal. Penso, que como em tudo em que os media tocam, este assunto está a ser explorado por um sensacionalismo barato. Onde colocam os portugueses numa posição tão má, a nivél monetário, que parece que o país já faliu. Isto, a economia, está mau. Mas não está assim tão mal que as pessoas não possam comprar umas lembranças para os seus mais queridos. Já em variadas discussões, apresentei esta minha opinião, os media estão a colocar o cenário do pais muito mais negro do que realmente o é. As pessoas é que, felizmente, já têm o bom senso de só acreditar numa pequena percentagem do que é apresentado nos jornais, telejornais e rádios senão andava toda a gente em panico.
quinta-feira, novembro 24, 2005
Andam por aí uns O.V.N.I.P.E. (objectos voadores não identificados pelos europeus).
São uns aviões que transportam todas as conspirações e segredos da C.I.A..
Passeiam-se pelo planeta sem dar cavaco a ninguém.
Pelo que dizem, mas de certeza que avisam os países quando atravessam os seus espaços aéreos, com cargas de proveniência dúbia.
Ainda no outro dia, fulano, de quem não vou mencionar a identidade por obvias razões de segurança, o Camolas, do Porto, me confidenciou que, estava a limpar um hangar, que estava todo sujo de um pó branco, que o punha relativamente relaxado e com vontade de brincar muito e trabalhar pouco, viu um rebocador a transportar um “pássaro” para ficar estacionado no piso -20. Não ligou muito, pois estava na galhofa com a amiga Quinita.
No dia seguinte resolveu ir até ao piso -20 espreitar e viu algo esquisito. O avião estava pintado de outra cor e estavam a colocar autocolantes de uma marca, que agora não interessa, pronto eu digo…não…é melhor não…”RAID”! Começou a pensar e a questionar alguns colegas e soube de quem era o avião, soube também que a marca “RAID” era alusiva ao famoso mata-moscas!
Bem, entretanto Camolas encontra-se em parte incerta, quem por ventura vir um individuo com o cabelo cor de cocó, olhos amarelados, espinhas na testa, herpes labial em estado muito avançado, vestindo umas calças de bombazina verde alface, camisola às flores cor-de-rosa e sapatilhas roxas, não ligue, não é ele!
Mais um bom exemplo de suas santidades!!!!!!
Daniela Mercury tinha agendada uma visita ao Vaticano para umas festas sobre algo que agora não me recordo.Mas por estes dias, Daniela resolveu dar o seu apoio á luta contra a sida e aconselhou o uso do preservativo. Vai daí as santidades do burgo Vaticano cancelaram o convite feito à artista brasileira. Daniela, católica, diz-se apenas muito triste com a decisão... Já eu, estou um pouco confuso, pois não consigo compreender esta e outras posições do Vaticano, quando poderiam usar a influência que têm sobre milhões de pessoas, para evitar a propagação de uma doença horrivel. Mas por outro lado se olharmos bem para o passado desta instituição à muito que o que lhes interessa são os canônes e não as pessoas(aka cordeiros)... No entanto já não deveriamos esperar outra coisa de um intermediário!!!!
"PIEFS"
Os “PIEFS”, são adolescentes com grandes dificuldades de adaptação no ensino escolar.
Na minha modesta opinião, acho que a criação deste grupo é um grande erro. O facto de juntarem todos os “meninos maus”, na mesma turma e aplicar-lhes um “nome de guerra” específico, só vai piorar o futuro destes jovens. Vão ser excluídos do convívio com os outros, pois vão receá-los.
Estes rapazes e raparigas vão acabar por se afirmar com frases do género: “olha lá, têm cuidado que eu sou um PIEF…”, quando forem adultos vão se afirmar deste género: “atenção, que eu fui um PIEF…”. Aumentando assim o orgulho de ser um inadaptado/a, hostil!
O Ministério da Educação e muito boa gente acha que esta é uma boa solução, enfim! É tão boa como a formação dos bairros sociais, onde a considerada “escumalha”, palavra proferida por um francês qualquer, é toda posta de parte e entram em ciclos viciosos, transmitidas de geração em geração, de pessoas revoltadas e inadaptadas!
Emerson,Lake&Palmer
Keith Emerson
Ontem, assisti no Centro Cultural de Belém ao concerto de Keith Emerson, membro da banda Emerson,Lake&Palmer.
Emerson apresentou, durante duas horas e meia, várias músicas novas, sem fugir ao seu estilo inconfundível. A acompanhá-lo estiveram três excelentes músicos, baterista, baixista, guitarrista e vocalista. O vocalista, em especial, conseguiu dar um verdadeiro “show” na variação de notas e picos repentinos, brilhante.
Contudo, o concerto foi, na minha opinião, um pouco profissional demais. Pelo
perfeccionismo, penso que estariam a gravar a actuação, para um eventual lançamento de álbum ao vivo.
Concluindo, o grande auditório estava muito bem composto de público e passei um bom serão!