sábado, dezembro 31, 2005

«Acontecimento do ano 2005»





















Todos nos tivemos a oportunidade de assistir ao “Live8”, via TV, INTERNET, DVD e por aí fora, evento impulsionado pelo musico Bob Geldof com a ajuda de Bono Vox .
Mas será que todos tivemos a real consciência do seu significado?
Em determinadas zonas de Africa em cada 3 segundos morre uma criança cuja causa está na contracção de doenças curáveis, curáveis com fármacos que se podem comprar em qualquer esquina dos nossos países.
Como disse o actor Will Smith “…basta a força de uma caneta…” para que os 8 lideres dos países mais industrializados, assinem um papel a perdoar a divida “herdada”, destes países Africanos. É uma divida “herdada”, pois variadíssimas corrupções do passado não permitem que saiam de uma “bola de neve” de dividas, e as ajudas que chegam das varias associações humanitárias não conseguem sobrepor o défice, tão profundo.
Temos relatos de varias personalidades como é o caso de Bono, vocalista dos U2, que dedica grande parte do seu tempo à luta pelo perdão destas dividas, de estar no “campo” e pais desesperados quererem entregar-lhe os seus filhos, ele ter de rejeitar e viver com esses dilemas.
Assistiu-se no “Live8” a vários momentos bastante emocionantes, um deles foi quando todos os espectadores começaram a estalar os dedos de 3 em 3 segundos a demonstrar que nesse espaço de tempo morre uma criança, penso que ninguém ficou indiferente a isto. Outro foi quando Bob Geldof mostrou umas imagens do “Live Aid”, 1985, em que aparece uma menina moribunda e depois ela entra em palco, uma mulher lindíssima que consegui sobreviver com a ajuda do “Live Aid” e Bob Geldof disse: “…agora digam-me que isto não resulta…”. Não menos comovente foi a actuação de Annie Lennox, quando tocou a música “Why…”, a solo, e por imagens projectadas nos ecran´s gigantes demonstrou a cruel realidade dos Africanos infectados com o HIV-SIDA.
Sem duvida que acho que este foi o acontecimento mais relevante do ano de 2005.

Sem comentários: