segunda-feira, agosto 24, 2009

ALERT/MINISTÉRIO DA SAÚDE



O leitor José Pedro deixou o seguinte comentário no post "Homofobia":

" Dei o meu comentário anterior à laia de desabafo e indignação, mas não pensem que todas as situações relatadas sobre a nossa saúde são simples conjecturas ou rumores!

Não! É tudo verdade! Sei-o por viver e conviver com médicos na minha própria família!! Já agora só mais uma acha para a fogueira...

Conhecem o protocolo de Manchester, utilizado para efectuar a triagem aos doentes nos hospitais? Muito simples, um protocolo assinado a nível internacional em que quando o doente entra no hospital lhe é atribuída uma cor: vermelho = emergente; laranja = muito urgente; amarelo = urgente; verde 0 pouco urgente e azul = não urgente!

Pois fiquem sabendo que Portugal é o único país do mundo onde se acrescentou mais uma cor a este protocolo, à revelia do estipulado a nível mundial. Estamos a falar da cor branca = doente com cunha ou amigos no hospital!!

Incrédulos??? Também eu até ter perguntado a pessoas que trabalhavam no Hospital de S. João!! Esta é a mais pura das verdades!! Porque é que nunca saiu cá para fora em notícias?? Vá-se lá saber...

Outro escandalo é o software de gestão, o ALERT, que os hospitais públicos utilizam, o qual foi elaborado por um ex-funcionário do Ministério da Saúde, que "saiu" e montou uma empresa de informática onde desenvolveram este sistema. Escusado será dizer que o homem, com os seus "ex-amigos de trabalho" montou um esquema tal que todos os hospitais públicos têm o dito cujo software (que também inclui a cor branca no protocolo de Manchester). Os ditos cujos hospitais gastam toneladas de dinheiro a por cá para fora concursos públicos para aquisição de software, e sabem já de antemão quem vai ganhar o concurso, o ALERT. Pesquisem por ALERT no google e vejam, como eu vi, o protocolo que o Ministério da Saúde assinou com a empresa do ALERT para assegurar a adjudicação do sistema para os hospitais públicos!!

E ainda nos fecham os olhos com casos tipo Freeport... enfim...

É este o país em que vivemos!! ".

Brevemente vou escrever um artigo, aprofundado, sobre este, sério, tema.
De momento, peço testemunho dos leitores.

Peço, também, a opinião sobre ISTO .

Um enorme abraço para o amigo José Pedro.

7 comentários:

Unknown disse...

Bernezito

Nova paginação - bué da fixe! Gosto. Parabéns.

Abs

Anónimo disse...

Amigo Antunes Ferreira,

Obrigado!

;)

Abs

Catsone disse...

Penso que o Alert pertence à americana Oracle, assim como um dos software de gestão clínica utilizado em diversos hospitais e CS,pelo que não creio que a situação do ex-funcionário seja correcta.

Alex Fernandes disse...

Por acaso não conhecia o ALERT e nem sabia desse acordo, mas enfim é neste país que vivemos! As coisas menos boas nunca são expostas.
Parabéns ao tal leitor pelo seu texto maravilhoso ;)
Um abraço, Bernardo.

Anónimo disse...

Caro Alexandre,

tens razão quando dizes que os assuntos que, realmente, são importantes não são falados. Não lhes convém.

Grande abraço

Jose Pedro disse...

Boas.

Não pude deixar de notar o comentário do leitor catsone e quero retirar as dúvidas todas. Caro amigo, a ORacle é uma base de dados, e sim pertence a à Oracle, empresa americana. Agora a aplicação, pode utilizar o Oracle, ou o SQL Server, ou o Sybase como base de dados, isso não implica que a aplicação seja da Oracle, isso siginifica sim, que a empresa do Alert é cliente da Oracle, pois necessita dessa base de dados para a aplicação funcionar.

Mas para retirar as dúvidas todas, aqui vai o link para a empresa do Alert!

http://www.cotecportugal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=213

Já agora, deixo aqui também os links, para os tais protocolos assinados entre essa empresa e o Ministério da Saúde, IGIF, etc...

http://www.srsdocs.com/parcerias/publicacoes/diversos/protocolo_igif.pdf

http://saudesa.blogspot.com/2006/02/protocolo-alert-er.html

aliás este assunto já foi tema de discussão em Assembleia da República com direito a publicação na revista Visão, e esta empresa, imaginem só, ainda processou a Visão. Aqui vai o link:

http://www.erc.pt/index.php?op=downloads&enviar=enviar&lang=pt&id=553

Enfim...

Anónimo disse...

Caro José Pedro,

admiro imenso quem fala sobre os assuntos, independentemente do tema, e tem formas de provar o que diz, ou seja não está a falar porque ouviu dizer ou porque acha que será assim, é porque é.

Grande abraço