segunda-feira, agosto 24, 2009
ALERT/MINISTÉRIO DA SAÚDE
O leitor José Pedro deixou o seguinte comentário no post "Homofobia":
" Dei o meu comentário anterior à laia de desabafo e indignação, mas não pensem que todas as situações relatadas sobre a nossa saúde são simples conjecturas ou rumores!
Não! É tudo verdade! Sei-o por viver e conviver com médicos na minha própria família!! Já agora só mais uma acha para a fogueira...
Conhecem o protocolo de Manchester, utilizado para efectuar a triagem aos doentes nos hospitais? Muito simples, um protocolo assinado a nível internacional em que quando o doente entra no hospital lhe é atribuída uma cor: vermelho = emergente; laranja = muito urgente; amarelo = urgente; verde 0 pouco urgente e azul = não urgente!
Pois fiquem sabendo que Portugal é o único país do mundo onde se acrescentou mais uma cor a este protocolo, à revelia do estipulado a nível mundial. Estamos a falar da cor branca = doente com cunha ou amigos no hospital!!
Incrédulos??? Também eu até ter perguntado a pessoas que trabalhavam no Hospital de S. João!! Esta é a mais pura das verdades!! Porque é que nunca saiu cá para fora em notícias?? Vá-se lá saber...
Outro escandalo é o software de gestão, o ALERT, que os hospitais públicos utilizam, o qual foi elaborado por um ex-funcionário do Ministério da Saúde, que "saiu" e montou uma empresa de informática onde desenvolveram este sistema. Escusado será dizer que o homem, com os seus "ex-amigos de trabalho" montou um esquema tal que todos os hospitais públicos têm o dito cujo software (que também inclui a cor branca no protocolo de Manchester). Os ditos cujos hospitais gastam toneladas de dinheiro a por cá para fora concursos públicos para aquisição de software, e sabem já de antemão quem vai ganhar o concurso, o ALERT. Pesquisem por ALERT no google e vejam, como eu vi, o protocolo que o Ministério da Saúde assinou com a empresa do ALERT para assegurar a adjudicação do sistema para os hospitais públicos!!
E ainda nos fecham os olhos com casos tipo Freeport... enfim...
É este o país em que vivemos!! ".
Brevemente vou escrever um artigo, aprofundado, sobre este, sério, tema.
De momento, peço testemunho dos leitores.
Peço, também, a opinião sobre ISTO .
Um enorme abraço para o amigo José Pedro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Bernezito
Nova paginação - bué da fixe! Gosto. Parabéns.
Abs
Amigo Antunes Ferreira,
Obrigado!
;)
Abs
Penso que o Alert pertence à americana Oracle, assim como um dos software de gestão clínica utilizado em diversos hospitais e CS,pelo que não creio que a situação do ex-funcionário seja correcta.
Por acaso não conhecia o ALERT e nem sabia desse acordo, mas enfim é neste país que vivemos! As coisas menos boas nunca são expostas.
Parabéns ao tal leitor pelo seu texto maravilhoso ;)
Um abraço, Bernardo.
Caro Alexandre,
tens razão quando dizes que os assuntos que, realmente, são importantes não são falados. Não lhes convém.
Grande abraço
Boas.
Não pude deixar de notar o comentário do leitor catsone e quero retirar as dúvidas todas. Caro amigo, a ORacle é uma base de dados, e sim pertence a à Oracle, empresa americana. Agora a aplicação, pode utilizar o Oracle, ou o SQL Server, ou o Sybase como base de dados, isso não implica que a aplicação seja da Oracle, isso siginifica sim, que a empresa do Alert é cliente da Oracle, pois necessita dessa base de dados para a aplicação funcionar.
Mas para retirar as dúvidas todas, aqui vai o link para a empresa do Alert!
http://www.cotecportugal.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=213
Já agora, deixo aqui também os links, para os tais protocolos assinados entre essa empresa e o Ministério da Saúde, IGIF, etc...
http://www.srsdocs.com/parcerias/publicacoes/diversos/protocolo_igif.pdf
http://saudesa.blogspot.com/2006/02/protocolo-alert-er.html
aliás este assunto já foi tema de discussão em Assembleia da República com direito a publicação na revista Visão, e esta empresa, imaginem só, ainda processou a Visão. Aqui vai o link:
http://www.erc.pt/index.php?op=downloads&enviar=enviar&lang=pt&id=553
Enfim...
Caro José Pedro,
admiro imenso quem fala sobre os assuntos, independentemente do tema, e tem formas de provar o que diz, ou seja não está a falar porque ouviu dizer ou porque acha que será assim, é porque é.
Grande abraço
Enviar um comentário