sexta-feira, junho 05, 2009

Importam-se que eu vote? (*)

FAZ AGORA [2005] quatro anos que votei para as autárquicas.

Ora, quando eu julgava que tinha ajudado a escolher as pessoas mais indicadas para tratarem de coisas como o trânsito caótico ou os excrementos de cão na cidade onde resido, eis que Guterres me informa que não foi nada disso! Sem o meu conhecimento (e menos ainda com o meu acordo), alguém decidiu que eu, afinal, tinha votado para correr com o governo dele... e o homem sumiu!

Felizmente, tempos depois, para as eleições europeias, os principais partidos tiveram a gentileza de, atempadamente, nos esclarecer que, afinal, não iríamos votar para elas:

O PS proclamou que a votação seria um «cartão amarelo» ao governo; o PCP também, só mudando a cor para vermelho; e, por fim, o próprio Durão Barroso (concordando com essa leitura quando devia ser o primeiro a contestá-la!), disse que «tinha entendido o sinal do povo», pelo que, logo que pôde, fez as malas e... «Ala!, que se faz tarde!».

E é por tudo isso que, para as eleições autárquicas de Outubro, já estou pelos cabelos só de ouvir a mesma conversa: a rapaziada dos partidos propõe-se pegar no meu (eventual...) voto, desviá-lo, e brandi-lo como se ele fosse dado para apoiar ou rejeitar o governo de Sócrates - um pouco como se eu doasse dinheiro para as vítimas do Katrina e ele fosse direitinho para as campanhas do senhor Major ou de Avelino Ferreira Torres!
-
(*) - Esta crónica,
publicada no Expresso em 7 Out 05, continua válida, no essencial - agora para as eleições europeias, onde os candidatos falam de tudo menos da Europa, e não se coíbem de dizer que serão uma 1ª volta das legislativas!
Assim sendo, no domingo lá estarei... mas para um grandessíssimo VOTO EM BRANCO, levando debaixo da língua a expressão que em boa hora imortalizou o Almirante Pinheiro de Azevedo: Bardamerda!

2 comentários:

tronxa disse...

eu, depois de ter recebido um mail (acho k teu) com as participaçoes no parlamento europeu dos variados deputados portugueses, acho k vou votar cdu... sempre faz kk coisinha, a moça!!

mas vamos la a ver se eu me meto a ir ás urnas!!

tronxa disse...

bjnhsssssssss