Nos é que somos os ignorantes, pá! Não percebemos nada de coisa nenhuma. Andamos aqui a mandar filetes ao acaso. Somos burrinhos. Mesmo burrinhos. Cabe na cabeça de alguém, com dois dedos de testa, resmungar porque determinados preços sobem? Não. É tudo para o nosso bem. Trata-se de um projecto extremamente bem elaborado que nós ainda não percebemos, mas que é para o nosso bem. Temos os preços dos combustíveis altos, porquê? Porque assim vamos procurar alternativas ecológicas. Temos o preço do pão tão alto, porquê? Para não engordarmos. Temos o preço do arroz tão alto, porquê? Para não abusarmos. Temos ordenados tão baixos, porquê? Para aprendermos a poupar. Temos milhares de trabalhadores em condições miseráveis, porquê? Para aprendermos a tolerar. No entanto, recebemos presentes extraordinários. Temos o futebol. O Euro 2008 ai à porta e ainda há quem se queixe? Temos a possibilidade de pagar para assistir aos treinos dos nossos super-herois, que é que querem mais? Querem mais que os primeiros 30 minutos de telejornal dedicado a eles? Não sejamos gulosos. Começam a perceber? Agora entendem o quão injustos somos ao mal tratar quem nos quer bem? Vá! Vamos pedir mais uns aumentos nos preços dos bens essenciais, ok?
Vamos todos dar força à selecção portuguesa e pagar mais para assistir do que eles pedem, porque eles são jovens e necessitam de arejar um bocadinho à noite. Vamos todos colocar uma nota de 5€ num envelope e enviar para o nosso PM, para o motivar. Ele merece ganhar mais. Trabalha horas a mais. Vamos reflectir sobre o que andamos aqui a fazer, vá.
Estes dias têm sido uma loucura. Uma lou-cu-ra! Tenho tomado tantos banhos. Há tanto tempo que não me sentia tão limpo. Viva a chuva! Vá, gritem comigo: “VIVA A CHUVA! HEI!”. Vai um F R A para a chuva, vai? Então? VAI? Vai mas é um grande biqueiro no c* da filha da granda p*** do c***. Mas confesso, a minha maior alegria não é o facto de andar limpo. Não. Sinto-me mesmo, mesmo muito feliz, e com uma vontade enorme de correr pela rua todo nu com um megafone na boca para que me ouçam bem dizer: “ Eu aqui vou ser feliz! “. Porquê? Perguntam vocês. E eu humildemente respondo: “ Porque aqui, meus caros e minhas caras, aqui em Portugal é tudo diferente! É tudo mais excitante. Todos os dias somos surpreendidos. As nossas rotinas deixaram de existir. A vida nada tem de monótona em Portugal. Olhem para o que se passa em Espanha. Os preços dos bens de primeira necessidade quase não se alteram. Que triste. Mas aqui, aqui é diferente! Aqui funciona como uma espécie de caixinha de surpresas, pá! É fixe! Um gajo levanta-se e olha para o espelho sorridente a perguntar-se: “- onde é que hoje vou ser gamado?”. É uma galhofeira.. Como dizia o grande filósofo, Jardel: “ A naftalina sobe-me…” de uma maneira incrível. Tooodos os dias.
Apelo: Tu! Sim tu! Tu que vives lá fora. Num país onde tudo é pacato. Onde a rotina te esmaga, vem para Portugal. Anda. Não tenhas medo. Aqui em Portugal vais-te divertir! Vais! Vais chegar a um ponto que não tens o que vestir! Vais! Anda lá! Anda, anda! Não gostarias de correr todo nu? Não gostarias de andar muito, mas muito a pé? Diz que faz bem! Portugal faz bem!
JORGE PALMA -" PORTUGAL, PORTUGAL "
sexta-feira, maio 23, 2008
COMO HABITUALMENTE acontece em dias de aniversário e de "números redondos", o Sorumbático atribuirá prémios especiais por ocasião do page-view n.º 500.000, o que sucederá muito em breve. Desta vez, serão 9 livros de autores bem conhecidos: Carlos Pinto Coelho, Joaquim Letria, Alice Vieira, Pedro Barroso, Nuno Crato... Ver [aqui].
Tenho reparado que as visitas a este espaço estão a diminuir muito, de dia para dia. Fico triste, porque é sinal que as pessoas não encontram nada que as faça cá voltar. Por muito que me custe, porque este blog já tem dois anos e meio e através dele conheci muitas pessoas fantásticas, vou parar de postar. Contudo, continuarei a visitar os blogs amigos. O facto de eu deixar de postar não implica de forma alguma que os três colaboradores do blog o deixem de fazer. Por isso, a actividade continua. Um abraço e quem sabe até breve!
Anda por ai uma epidemia de mau humor e de necessidade de atacar as pessoas, nos comentários dos blogs que eu não entendo. Insultam os “donos/as” dos blogs e as pessoas que lá comentam sem qualquer nexo. Simplesmente descarregam em cima de quem aparecer. Porquê? Não faço a mínima ideia. Para não me aborrecer, não dou resposta e começo a não comentar post´s e se o assunto se mantem, deixo de visitar os ditos.
- Portugueses da Venezuela vivem debaixo de medo. Imagino.
- Temáticas dos partidos nada dizem aos jovens. Nem aos adultos.
- Conduzia ambulância com álcool a mais. Incrível. Muito grave.
- Empresas ainda sem dinheiro dos projectos anunciados por Sócrates. Esperem sentados. É a infeliz realidade.
- Saúde oral: DGS admite aumentar apoio a grávidas. Mas porquê só a grávidas?
- Função pública: mais de 9.800 aposentam-se no 1º semestre. Só?
- Zimbabué proibirá presença observadores estrangeiros 2ªvolta. Era de esperar.
- Esmeralda: Tribunal aceita requerimento da mãe e do casal. Ontem vi que lançaram um livro com o titulo "Amo-te filha" e com a cara do "Sargento", fiquei muito indignado. Esta criança vai ou está a sofrer porque os media não olham a meios para ganhar uns tostões.
- Biocombustíveis: microalgas são solução ideal.
- Liberdade de imprensa piorou em 11 países da América Latina. Eu acho que piorou a nível global.
"Irena Sendler, a enfermeira polaca que salvou cerca de 2500 crianças de serem encaminhadas para campos de concentração nazi, morreu esta segunda-feira num hospital de Varsóvia, aos 98 anos, informou a sua família.Sendler foi considerada como uma das grandes heroínas da resistência polaca ao nazismo, bem como da segunda guerra mundial, tendo estado nomeada para o Prémio Nobel da Paz.Em declarações à TSF, Ester Muznich, da Comunidade Judaica em Portugal, recordou Irena Sendler como um «mulher absolutamente extraordinária».«Em 1940, Irena Sendler juntou-se à resistência polaca e começou a ir ao Gueto de Varsóvia para levar ajuda e alimentos, onde se deparou com a situação terrível que ali se vivia», recordou.Sendler organizou a saída de cerca de 2500 crianças do Gueto de Varsóvia, quando os nazis deitaram fogo ao Gueto, matando os seus ocupantes ou mandando-os para campos de concentração.Durante dois anos e meio, Irena Sendler conseguiu ludibriar os nazis e fazer sair do Gueto adolescentes, crianças e bebés, muitos deles disfarçados sob a forma de pacotes, e enviá-los para o seio de famílias católicas, para orfanatos, conventos ou fábricas." (fonte:TSF)
- Presidência portuguesa custou 67 milhões, mais seis que o previsto. Eu muito gostava de saber porque é gastaram tanto dinheiro.
- Governo quer criar mais de 30 lojas do cidadão de segunda geração.
- Uma moeda de 2,5 euros distribuída como troco em hipermercados portugueses. E depois pode-se usar?
- Professores pagam 200 euros para formação em avaliação. Enfim..
- Logista aumenta lucros 12,15% no primeiro trimestre. Da forma como trabalham, enfim..
- Brasil entre os países ambientalmente mais bem-comportados. Principalmente na Amazónia!?!
- Portugal está à beira de se tornar um «wikicountry».
quinta-feira, maio 08, 2008
O LEITOR Luís Bonito propõe-nos o seguinte problema:
*
Vamos supor que a Terra é uma esfera perfeita e que colocamos um fio a toda a volta do Equador, sem deixar folga. Em seguida, acrescentamos um metro a este fio e voltamos a colocá-lo à latitude 0º, mas distribuindo a folga uniformemente, de maneira a ser sempre igual em qualquer ponto.
Pergunta-se: o que será que pode passar por baixo do fio, sem tocar nele: uma lâmina, um rato ou um elefante?
*
A resposta, a afixar em comentário, noSorumbático (a partir das 12h00m de sexta-feira, 9 de Maio) deverá ser apresentada com a respectiva justificação matemática, mas sem recurso ao valor do perímetro do equador terrestre (que, por sinal, é cerca de 40.075 km) - até porque, como se verá, a resposta é independente do planeta considerado.
NOTA: dado que o problema é muito simples, o prémio (a atribuir ao primeiro leitor que der a resposta certa) será o livro infanto-juvenil cuja capa aqui se vê. No caso de o vencedor ser também leitor do Cuaoléu, receberá, como de costume, um prémio adicional.
Há pessoas que falam com uma rapidez admirável. A capacidade que têm de “disparar” frases em pequenos segundos é absurda: “OláTudobemEuestouNemimaginasquemeuvinooutrodia.Obrenrbnerehfqueiajkjkjskdfjksjfdedepoisdeeleasdfjsadfhjdfhajsdolhouparamimjhjasdfhjashgdfgajnocarrodokahsjhjdfhsjgafinalfhajsdhfjakshdjfhjdocatano!”. E por norma nós acenamos com a cabeça afirmativamente. De vez enquando patinamos e perguntamos algo que essa pessoa acabou de dizer. Óh diabo! O “talkingspeed” fica com os azeites e começa a resmungar: “Ésempreamesmamerda.Nuncaouvesoquetedigoparecequeteestásacagarparaoqueeudigoaaksdjkalsjdkasjkasdjaksjdkalsjfdfkajfkdsahjkdhskgslhgembora!” Ficamos estáticos, coçamos a cabeça e pensamos: “ Mas.. Mas.. Mas que raio posso eu fazer? Ai.” .
- TC multa partidos em cerca de 305 mil euros. É só irregularidades.
- Mais três praias com Bandeira Azul este ano. Porreiro!
- «Matador das aldeias» condenado a 25 anos de prisão. É pena que o nosso país tenha como pena máxima os 25 anos, este fulano merecia prisão perpetua.
- EDP Renováveis lucra 26,6 milhões no primeiro trimestre.
- UGT: Alguns partidos querem condicionar movimento sindical. Que novidade.
- Sabrosa recupera escolas fechadas para habitação social. Boa!
- Descoberto novo factor de risco genético para obesidade.
- Carência de vitamina D está ligada à depressão nos idosos.
- Estudo: Um quarto dos portugueses nunca usou preservativo. É grave.
- Gabriel García Márquez edita este ano novo romance. Vou comprar!
- Mark Knopfler no novo álbum dos Dandy Warhols. Tenho de ouvir!
SERÁ ENVIADO um exemplar do livro «A Matemática das Coisas» (da autoria de Nuno Crato, ed. Gradiva) ao primeiro leitor que der a resposta certa a este facílimo problema, mas - atenção! - respeitando o indicado no Sorumbático. Como de costume, se o vencedor for leitor do Cuaoléu receberá um prémio suplementar.
- Portugal vendeu em 2007 mais tecnologia do que importou. Porreiro.
- Motas vão ser obrigadas a inspecção periódica em 2009. Já deviam ser há mais tempo.
- OCDE: Cinco milhões de portugueses vivem fora do País. E com tendência para subir.
- Dia da Europa: Durão Barroso recebe chaves de Lisboa. Coitados dos lisboetas.
- Loures: Apreendidas quatro viaturas roubadas por carjacking. Nunca pensei que conseguissem recuperar as viaturas que são roubadas desta forma, ainda bem!
- Eu queria continuar com a colocar mais “pratos” na “mesa”, mas o estúpido do p.c. está-se a passar e eu também. :(
Há pessoas de tenra idade, crianças, que pensam que os pneus são feitos de focinhos de cão. (ehehe!) Que fixe!! Até houve uma que confessou que andou a fazer testes de travagem com o focinho de um e o resultado foi positivo. Não foi nada! :) Mas não me admirava nada que alguém já tivesse exprimentado. Um primo meu, quando éramos crianças queria que as galinhas voassem a todo o custo, “AS PUTAS TÊM ASAS, TÊM DE VOAR!”.
Há quarenta anos atrás as pessoas mexiam-se, agora as pessoas estão estagnadas. Conformadas com variadíssimas condicionantes nas suas vidas, que com o devido dialogo e firmeza seriam resolvidos ou pelo menos melhorados. Parecem desvairadas, as pessoas. Correm de um lado para o outro sem saberem bem porquê. Irritam-se com tudo e não resolvem nada. Raros são os que estendem a mão a alguém. Raros são os que não vivem sufocados por dívidas, problemas de saúde, problemas familiares, problemas nos locais de trabalho quando o há. Assistimos a um grupo de pessoas que se vai pré-reformando, já com outro emprego na calha, com pensões vitalícias absurdamente altas e não podemos fazer nada. Por outro lado vemos pessoas que querem, precisam por motivos de saúde de se reformar e não lhes é concedida. Somos, de momento, impotentes. Vemos um crescimento no fosso entre ricos e pobres assustador e mais uma vez nada podemos fazer, por enquanto. Quando olho para o futuro próximo não gosto. A situação em que este país se encontra é má. Não me acredito que fique muito pior, porque a U.E. vai colocando alguns travões em quem tem mãos demasiado aceleradas em sentido do bolso do alheio. Deixem de estar conformados.