segunda-feira, fevereiro 11, 2008

O PORTO!


O b pelo v
«Se na nossa cidade há muito quem troque o b por v, há pouco quem troque a liberdade pela servidão.»
Almeida Garrett
Maravilhas e angústias
«O Porto é o lugar onde para mim começam as maravilhas e todas as angústias.»
Sophia de Mello Breyner
Como se vinga
«O portuense não gosta de Lisboa. Não gosta da polícia. Não gosta da autoridade.Da autoridade vinga-se, desprezando-a. Da Polícia vinga-se, resistindo-lhe. De Lisboa vinga-se, recebendo os lisboetas com a mais amável hospitalidade e com a mais obsequiada bizarria.»
Ramalho Ortigão
Rir desbragadamente
«E quanto ao riso, o Porto gosta de rir e de rir com uma certa insolência: rimais desbragadamente, mais primariamente, mais saudavelmente e com mais gosto do que Lisboa.»
Vasco Graça Moura
Regaço aberto para o rio
«Afinal, o Porto, para verdadeiramente honrar o nome que tem, é, primeiro que tudo, este largo regaço aberto para o rio, mas que só do rio se vê, ou então,por estreitas bocas fechadas por muretes, pode o viajante debruçar-se para o ar livre e ter a ilusão de que todo o Porto é a Ribeira.»
José Saramago
Uma alma de muralha
«Toda a cidade, com as agulhas dos templos, as torres cinzentas, os pátios e os muros em que se cavam escadas, varandas com os seus restos de tapetes de quarto dependurados e o estripado dos seus interiores ao sol fresco, tem toda ela uma forma, uma alma de muralha.»
Agustina Bessa Luís
Invejas
«Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas,
o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem estar. O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e oMartinho. Detestam-se!»
Eça de Queiroz
Lição de portuguesismo
«Uma ida ao Porto é sempre uma lição de portuguesismo, tanto mais rica quanto mais raramente lá se vai. É indispensável - claro! - um mínimo de contacto reiterado com esse lar da nação para nele vermos algumas das significaçõeslatentes que enriquecem a nossa consciência de práticas.»
Vitorino Nemésio
Uma família
«O Porto não é em rigor uma cidade: é uma família. Quando algum mal o acomete,todos o sentem com a mesma intensidade; quando desejam alguma coisa, todos adesejam ao mesmo tempo. Os portuenses são tão ciosos da integridade da suacidade, como os portugueses em geral da integridade da nação.»
João Chagas
Aspecto severo e altivo
«O Porto ergue-se em anfiteatro sobre o esteiro do Douro e reclina-se no seu leito de granito. Guardador de três províncias e tendo nas mãos as chaves dos haveres delas, o seu aspecto é severo e altivo, como o de mordomo de casa abastada.»
Alexandre Herculano
Qual a vossa opinião do Porto?

8 comentários:

António Sabão disse...

O Porto? É o maior!!!! :)

António Sabão disse...

Agora a sério! Podia ser uma cidade maravilhosa não fossem os merdas que aki mandam! Um gajo com tomates fazia desta cidade um mundo!!! :(

Olá!! disse...

Sabes Bernardo, sempre que vou para fora, a sensação que tenho ao chegar ao Porto é simplesmente uma delicia... Quer seja a atravessar a Ponte da Arrábida, quer seja a aproximação via aérea, o panorama é fabulástiko...
Adoro o parte velha da cidade, a ribeira e acima de tudo a paisagem que se vê de Gaia...

lino disse...

Ó Bernardo!

Tire lá o fundo preto a esta gaita! Isto virou funerária ou quê?

Anónimo disse...

Caro Lino,
quis mudar o visual do blog. Quando me fartar, que deve ser amanhã, mudo!
Abraço

Anónimo disse...

Olha a Catedral de Burgos, tem trinta metros de altura
e a pupila dos meus olhos dois milimetros de abertura.
Olha a Catedral de Burgos com trinta metros de altura...
olha as avestruzes com a cabeça na areia...claro que o Porto é lindo, mas isto parece um lar de terceira idade, ou uma antiga casa de Ópio, fala um e os outros concordam...
e material rachado?

Anónimo disse...

Pois, o PORTO.
Pensar eu penso, mas não posso comentar, desculpa.
Á muitos mamões nos PORTO.
touaqui42

Anónimo disse...

Mamões há em todo o lado.
:(