terça-feira, novembro 21, 2006

Opinião.























Li há pouco tempo o livro de Gabriel Garcia Marquez “Memória das minhas putas tristes”.
Trata-se da história de um homem que ao completar 90 anos resolve festejá-los num bordel onde não ia há muito tempo, mas do qual tinha sido frequentador. A exigência que fez à dona do bordel foi de que queria uma virgem. O seu desejo foi concedido e apresentaram-lhe uma rapariga de 14 anos. A personagem não chega nunca a ter relações com a adolescente mas fica obcecado pela rapariga. Passa a empenhar os seus bens para poder passar as noites com a rapariga.
Este fazia uma crónica semanal para um jornal local e começa a escrever de uma forma completamente diferente, crónicas amorosas.
Não vou abrir muito mais as portas do livro como é de calcular.
De certa forma considero que esta “história” é sobre um velho babão e pedófilo, o que me desiludiu como tema utilizado por Gabriel Garcia Marquez. Marquez tem romances fantásticos mas este não me convence, nada.
E daí, depois de reflectir mais um pouco, Gabriel Garcia Marquez também pode estar a utilizar este “velho babão” como forma de exprimir a sua repugnância perante pessoas deste tipo, porque de inicio a personagem descreve-se como uma pessoa feia.
Bom, fico à espera de outras opiniões.

Sem comentários: