quarta-feira, fevereiro 22, 2006

CAMPEONATO DE FUTEBOL PODE SER SUSPENSO?













"Gripe das aves: Mundial 2006 pode ser suspenso, diz Bild.
O diário alemão Bild assegura na sua edição de hoje que o Mundial de Futebol 2006 poderá ser suspenso se forem identificados casos de seres humanos infectados com o vírus da gripe da aves na Europa. O jornal baseia a sua informação em declarações de vários políticos sobre o tema.
«Se os seres humanos adoecerem não precisaremos de pensar na organização do Mundial», disse o especialista em Agricultura do Partido Liberal (FDP), na oposição, Hans Michael Goldmann, advertindo: «Ninguém seria tão louco ao ponto de ir ao estádio».
A CDU, partido maioritário da aliança governamental, também admite semelhante cenário. Segundo Franz Josef Holzenkamp, especialista em Agricultura do partido, «se o vírus se tornar muito perigoso, a prioridade é a saúde pública e não o Mundial».
Até ao momento, o vírus H5N1 apenas foi identificado na Alemanha em aves selvagens, com a maioria dos casos a ser registado na ilha de Rugen.
O governo aprovou um plano de segurança que visa evitar que o vírus alcance as produções avícolas.
Apesar de todos os casos de pessoas contagiadas com o vírus terem sido na sequência de um contacto muito próximo com animais infectados, teme-se que o vírus H5N1 sofra uma mutação e que se torne transmissível entre humanos, o que poderia levar a uma pandemia.
"


Bem espero mesmo que tal não suceda, não pelo futebol em si mas obviamente pela eventual pandemia.

*D.D. (de hoje)

Sem comentários: