quarta-feira, setembro 30, 2009

PRATOS DO DIA







- Amy Winewhouse contrata bruxo para deixar a droga. E se o bruxo for um drogado?

- Portugal no vigésimo lugar dos países mais infectados por vírus informáticos. Que bom!?!

- Comercialização da vacina contra a gripe A inicia-se na próxima semana. Com as dúvidas que pairam no ar, não sei se será bom toma-la.

- Portagens da nova A16 custam 1,90€. Não comento.

- Ameaça de bomba na TVI. O quê? A MMG vai voltar?

- Subaru terá um conceito híbrido. Porreiro,pá!

- Fundador do " Cirque du Soleil " inicia viagem ao espaço. Sortudo!

- Bernardo Moura conseguiu finalmente, após luta intensa arranjar emprego. HOOOOORRAIIIII!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! *

- Santana Lopes conta com Manuela Ferreira Leite na campanha. Vai contando, vai..

- AutoEuropa suspende "lay-off" até ao final do ano. Ainda bem!

- Euro valoriza 0,5% face ao dólar. Fixe!

- Venda de genéricos sobe 15%. E que continuem a subir.

- Alberto João Jardim diz: Portugal não é seguro porque é um país louco. A começar por ele e a acabar nele.

- 4 milhões com Sida receberam anti-retrovirais em 2008. Só? Enfim..

*Infelizmente o trabalho era uma fraude. Quase que teria de pagar para ter trabalho. Enfim.É triste.


UMA COMUNICAÇÃO INFELIZ E DESPROPOSITADA

O PR e o mons parturiens

Antunes Ferreira
A comunicação
ao País do Presidente da República destinou-se aparentemente a esclarecer dúvidas que quiçá houvesse sobre o caso das alegadas escutas a Belém. Não sei se a expectativa entre os cidadãos era grande e, sendo assim, se aguardavam, preocupados, ou interessados, as palavras de Cavaco Silva. Eu, não. E penso que tinha as minhas razões.

Ouvindo o Chefe do Estado, não me saiu da cabeça a parábola do mons parturiens. A montanha pariu um rato. Se é que se tratava de uma montanha. Finalmente, não foi nem um montículo. Isto porque, se na realidade se tratava de um esclarecimento – não esclareceu nada. A mim, pelo menos, não. Admito que a outros isso também tenha acontecido. Corrijo: a muitos outros. Volto a corrigir: a muitíssimos outros, passe o pleonasmo. A quase todos os destinatários, enfim.



Fiquei a saber que o Presidente faz interpretações pessoais de factos, o que me parece óbvio: quem o não faz? Mas, tomei conhecimento também de que as transmitiu desta feita aos Portugueses «a título excepcional, porque as circunstâncias o exigem». Muito bem. A intenção era boa? Foi, porém, uma chachada. Ocorre-me ainda o ditado que diz que de boas intenções está o Inferno cheio. E foi, ainda, a demonstração do imbróglio que vai por Belém. Quem manda em quem? Quem manda fazer o quê a quem? Quem faz coisas à revelia do Patrão? Diz-se que a Esquerda é hipócrita. Mas também se afirma que a Direita é burra. Quid juris?

Para que as coisas e as interpretações sejam analisadas, recordo aqui algumas das declarações do PR. «Durante o mês de Agosto, na minha casa no Algarve, quando dedicava boa parte do meu tempo à análise dos diplomas que tinha levado comigo para efeitos de promulgação, fui surpreendido com declarações de destacadas personalidades do partido do Governo exigindo ao Presidente da República que interrompesse as férias e viesse falar sobre a participação de membros da sua casa civil na elaboração do programa do PSD (o que, de acordo com a informação que me foi prestada, era mentira)».

«A leitura pessoal que fiz dessas declarações foi a seguinte (normalmente não revelo a leitura pessoal que faço de declarações de políticos, mas, nas presentes circunstâncias, sou forçado a abrir uma excepção)».
«Pretendia-se, quanto a mim, alcançar dois objectivos com aquelas declarações: primeiro - puxar o Presidente para a luta político-partidária, encostando-o ao PSD, apesar de todos saberem que eu, pela minha maneira de ser, sou particularmente rigoroso na isenção em relação a todas as forças partidárias. Segundo: desviar as atenções do debate eleitoral das questões que realmente preocupavam os cidadãos».
E,
mais adiante, a propósito das famigeradas escutas relatou o desenvolvimento do assunto e afirmou. «Mas o e-mail publicado deixava a dúvida na opinião pública sobre se teria sido violada uma regra básica que vigora na Presidência da República: ninguém está autorizado a falar em nome do Presidente da República, a não ser os seus chefes da Casa Civil e da Casa Militar. E embora me tenha sido garantido que tal não aconteceu, eu não podia deixar que a dúvida permanecesse.
Foi por isso, e só por isso, que procedi a alterações na minha Casa Civil».
A corrente parte sempre pelo elo mais fraco; é dos livros.

São uns malandros alguns membros proeminentes do Partido do Governo, ou seja do PS. Tentaram, assim, encostar o inquilino de Belém ao PSD. Mas, algumas perguntas: não é Cavaco Silva a mesma pessoa que foi presidente do Partido Social Democrata? Não foi nessa qualidade que chegou a primeiro-ministro de um Governo laranja? Era, pois, preciso tentar colá-lo aos sociais-democratas?

E Mário Soares? Não fora fundador e secretário-geral do Partido Socialista? E Jorge Sampaio não tinha sido também a figura de proa do PS? E Ramalho Eanes não era elemento destacado dos militares que na altura eram força e poder, na sequência do MFA? Regressando no tempo. Américo Tomás não fora da União Nacional, depois Acção Nacional Popular, e convicto seguidor de Oliveira Salazar? E Carmona?

Porquê, então, a necessidade de «personalidades destacadas do Partido do Governo» tentarem essa colagem, aliás natural, ao PSD? E a interpretação pessoal do mais alto mandatário da Nação disse tudo sobre o maquiavélico plano urdido entre o Largo do Rato e São Bento? E Fernando Lima? Foi ou não demitido de Assessor para a Comunicação Social (desde há 20 anos com Cavaco…)?

As interrogações são demasiadas – por isso que não me tenha sentido (e não me sinta) esclarecido. Bem pelo contrário. Um Presidente da República não pode enveredar por caminhos de intoxicação. Que País quer ele representar? E que Republica? Das bananas ou dos bananas? A comunicação ao País foi equívoca e redundante. Nos termos usados foi ineficaz, infeliz e despropositada. E, in fine, o mais prejudicado com a arenga não foi o PS; foi o seu autor, Aníbal Cavaco Silva e a Presidência da República. Virou-se o feitiço contra o feiticeiro.

O tempo que ela durou foi enorme - para Cavaco não dizer nada; a sua oportunidade, incrível, e a forma de que se revestiu foi portanto decepcionante. E os jornalistas representantes dos respectivos Órgãos de Comunicação teriam eles ficado esclarecidos? É que nem perguntas foram autorizadas. Uma vez mais há que referir o procedimento de um político de segunda ordem: Barak Obama, o Presidente dos EUA. Valha-nos a Corte Celestial. Toda. Incluindo os suplentes.

terça-feira, setembro 29, 2009

LEILÃO DE TRÊS ASTRÓDINARISSIMISSIMAS PINTURIOLAS


TITALU : CHIN

VASE DI LICITAÇOM : 4 AERIUS


TITALU: CONSUMINGFIRE

VASE DI LICITAÇOM :
3,5 AERIUS
TITALU : 3d

VASE DI LICITAÇOM :
3 AERIOS
O LEILÃO TERMINA NO DIA 5 DE OUTUBRO ÀS 23:59 p.m.

* a imagem não está nada boa, aliás está péssima! ao vivo, as cores são muito mais..VIVAS!

TERMINOU!

PAÍS SUI GENERIS

PS perde
maioria
– mas ganha

Antunes Ferreira
Quando
eu andava pelo primeiro ano da Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa aconteceu um caso que nunca mais esquecerei. O professor de Introdução ao Estudo do Direito era Luís Pinto Coelho, salazarista convicto, que depois foi embaixador. Era filho do antigo e prestigiado catedrático José Gabriel Pinto Coelho e pai do meu colega de estudos e grande pintor também de nome Luís Pinto Coelho, infelizmente falecido novo.

Numa das suas aulas quando explicava que havia em Direito instituições, figuras, documentos e outros que se classificavam de sui generis. E como lhe parecesse – penso – que os alunos não entenderiam muito bem a expressão, apressou-se a elucidar que, em Direito, quando não se sabia qualificar uma dessas situações, chamava-se-lhe – sui generis. Coisa especialmente típica de Portugal e dos Portugueses, aditava ainda.

Esta singela estória da minha vida estudantil vem-me frequentemente à memória em geral e muito particularmente nos momentos pós-eleitorais, como é agora o caso. Face aos resultados alcançados nas urnas, verifica-se uma situação realmente sui generis. Todos os partidos ganharam. Cada um dos representantes das forças partidárias chega a essa conclusão e afirma-o alto e bom som, sem qualquer rebuço.

Desta feita, também é assim. Escrevo e de quando em vez vou deitando um olho para as televisões que se guerreiam para que a transmissão de uma seja a melhor de todas. Dada a dificuldade da escolha – muitas vezes o famoso share prega partidas e das grossas – vai-se a ver e todas… ganharam. E lá está ela, a famigerada sui generis a saltar viva da costa, que nem sardinha na lota.

Mas, esta noite, tem ainda uma outra situação sui generis complementar: o único a perder foi o Partido Socialista que, por acaso, até ganhou as eleições. De acordo com os ilustres dirigentes das oposições ouvidos, o grande objectivo de cada um dos seus partidos foi alcançado e daí ter sido uma grande vitória: foi retirada a maioria absoluta ao PS. Confesso a minha ingenuidade e falta de preparação política: julgava que quem concorria a eleições era para as ganhar. Eu, pecador, me confesso…

Daí que os títulos de amanhã sejam, em meu modesto pressagiar: PS ganha – mas perde maioria; ou, quiçá e melhor: PS perde maioria – mas ganha.

País sui generis o nosso.

NE - Escrevi «isto» às 23:00 (TMG) do domingo, 2009-09-27 e mandei por imeile a todos os meus correspondentes portugas e brasucas. Umas quantas respostas chegaram, naturalmente de teores assaz diferentes. Vivemos, felizmente, em Liberdade e em Democracia e… sem asfixia. Alguns, em número suficiente, disseram-me para o texto publicar aqui. Não o tinha pensado quando o redigi. Mas… Quero, no entanto, aproveitar para perguntar aos leitores e cumentadores (com o) deste blogue o que acham deste entrar pela política que não é habitual por estas bandas. Agradeço desde já as respostas - positivas ou negativas. Especialmente estas. Para a Minha Travessa ou pelo imeile hantferreira@gmail.com. E não é que acertei nos primeiros títulos...

ISTO..ISTO, NO FUNDO..BEM LÁ NO FUNDO É TUDO UMA CONSPIRAÇÃO!


Visitem este SITE .

Tenham medo!
Muito medooooo!

segunda-feira, setembro 28, 2009

PRATOS DO DIA







- 20% dos lares portugueses com banda larga em 2009. Cada vez mais se torna num bem necessário.

- João Cravinho diz que governo só vai durar dois anos. Esperemos que menos.

- CIP contra acordos à esquerda. Também eu.

- CRÉDITO HABITAÇÃO: juro fixa mínimo histórico em Agosto. Ainda bem!

- Cavaco Silva faz terça-feira às 20:00 declarações aos jornalistas. Quanto apostam que não vai dizer nada que interesse, realmente?

Cu...idado, eles andam por aí!

Reparei, por acaso, que tens 54 seguidores aqui no Cu. Se não fosse a democracia terias, dois ou três, pides mas dos "bons"! O melhor é não olhar para trás! :((( Heheheheh!!!

HUMOR DO MINUTO

domingo, setembro 27, 2009

ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2009

O P.S. Ganhou. :(
Pelo menos deixamos de ter maioria absoluta, a não ser que um palhaço(P.P.) que anda por ai faça uma coligação.

Portugal vai continuar a andar como a imagem de cima mostra, com alguma sorte. :(

Estou mesmo chateado.
Dá a sensação que os portugueses são masoquistas.
Nunca tivemos um governo tão MAU como o de o Engº.Pinto de Sousa e voltam a elege-lo como Primeiro-Ministro?
Infelizmente muitas pessoas continuam a votar nos Partidos e não nas Pessoas.
É triste.

Há cenas, pá!


Unhe berilhante, egueximio, fabaloso, manganificu, astórdinário, mangananimo, espertaculiar, maracibiloso, unicú bídio puode sere bistu AQUI !

sexta-feira, setembro 25, 2009

CLASSICAUTO








VISITEM O BLOGUE " CLASSICAUTO " !

*clicar sobre o nome " CLASSICAUTO ".

quarta-feira, setembro 23, 2009

PRATOS DO DIA







- CE dúvida sobre avanço do TGV em Portugal. Neste momento muitos "chupistas" estão cheios de comichão.

- Cavaco Silva promulgou novo código de execução de penas.

- Espanha levantou restrições ao trabalho dos taxistas portugueses. Pois, como quem diz: "Façam o TGV, por favooor!". Enfim..

- Decisão sobre futuro do "Magalhães" cabe ao próximo governo. Mais uma que se descartaram.

- MARCO: Avelino Ferreira Torres pode ser candidato, diz TC. Inacreditável.

- LEGISLATIVAS: 930 mil eleitores-fantasma podem mudar vencedor. Olha que novidade!?!

- Mais de 16 quilos de cocaína apreendidos na Portela. Ainda bem.

- Marilyn Manson está com gripe A. Vai, com certeza, ultrapassa-la.

ALGUÉM TEM OUVIDO FALAR NAS PORTAGENS DAS SCUT`S? HOJE FALAM APENAS NOS CHIP`S E..


Ao longo dos últimos anos muito se falou sobre as portagens nas SCUT`S e como seria o processo de pagamento sem portagens.
A poucos dias das eleições temos ESTA notícia.

terça-feira, setembro 22, 2009

PRATOS DO DIA








- Sócrates nega pacto secreto com o BE para coligação. Espero bem que sim!

- China encerra Tibete a turistas estrangeiros. Extremamente grave.

- Sócrates conseguiu «impor a sua autonomia» em relação ao PS. Sem dúvida.

- EMEL: estacionamento mais caro no centro e barato na periferia. Para ele é mel!

- Chiado é 39ª zona de retalho mais cara a nivel mundial. Mesmo assim não é suficientemente cara para o Sr. Pinto de Sousa, que se desloca a Beverlly Hills ao Rodeo Drive para comprar as suas fatiotas.

- PR promulga regime jurídico do desporto de alto rendimento. Ya…

- Mancha detectada no Algarve por satélite não é poluição. Ainda bem!

- China compromete-se reduzir significativamente emissões gases. Pois, pois…

- Obama diz-se determinado a agir contra o aquecimento global. Agora é passar da determinação à acção.

- Beatles ultrapassam Jesus Cristo nas buscas do Google. Watch out!


segunda-feira, setembro 21, 2009

TESTE MUITO INTERESSANTE E CONTRIBUIÇÃO PARA ESTATÍSTICA



Façam ESTE teste que também é útil para estatística.

Hoje, devido a extremo cansaço não vou postar os " PRATOS DO DIA " , as minhas desculpas.

ADENDA : O link já funciona correctamente, as minhas desculpas.

Há cenas, pá!

Há gente que sofre.

Têm trabalhos horríveis.

Como é o caso DESTE !

domingo, setembro 20, 2009

sexta-feira, setembro 18, 2009

POST ABERTO

ESPAÇO ABERTO!

VALE TUDO!

MENOS PONTAPÉS NOS T..! :)

AUTOMÓVEIS CLÁSSICOS


Visitem este, meu, novo espaço:

- CLASSICAUTO

Deixem comentários, aceito sugestões/opiniões sobre a optimização do espaço e obviamente sobre os veículos!

É REALMENTE VUNITU!?!


"Boletim de voto tinha símbolo do major maior do que outros"


Ler AQUI !

É de facto bestaial !?!

quinta-feira, setembro 17, 2009

PRATOS DO DIA







- SONDAGEM: PS com seis pontos de vantagem sobre PSD. Isso que é que me interessa? Eu queria é que nenhum dos dois ganhasse. Sou sonhador, eu sei. Mas preciso de sonhar.

- Cada português consumiu em média 71 litros de cerveja em 2008. É muita cerveja, chiça! Vou abrir uma fábrica de cerveja.

- Rui Veloso está com malária. Bolas! Desejo uma rápida cura.

- DAN BROWN: livro vende um milhão de cópias no primeiro dia. Este Dan e a senhora do Potter são uns sortudos do caraças. Fisga-se!

- Cidade alemã oferece pornografia como serviço em site oficial. Não! Não e Não! Não digo qual é a cidade. NÃO DIGO!

- Andreia Vilhena faz bolos deliciosos para o seu esposo. Concordo. Acho positivo!

HUMOR DO MINUTO

TEMPO PARA M.. REFLECTIR



VOX4 - " SOBREVIVIENDO "

PARA PONDERAR


Recebi este texto, hoje, por e-mail:

" Bom dia,


O António, depois de dormir numa almofada de algodão (Made in Egipt), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (Made in Japan) às 7 da manhã.

Depois de um banho com sabonete (Made in France) e enquanto o café (importado da Colômbia) estava a fazer na máquina (Made in Chech Republic), barbeou-se com a máquina eléctrica (Made in China).

Vestiu uma camisa (Made in Sri Lanka), jeans de marca (Made in Singapure) e um relógio de bolso (Made in Swiss).

Depois de preparar as torradas de trigo (produced in USA) na sua torradeira (Made in Germany) e enquanto tomava o café numa chávena (Made in Spain), pegou na máquina de calcular (Made in Korea) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador (Made in Thailand) para ver as previsões meteorológicas.

Depois de ouvir as notícias pela rádio (Made in India), ainda bebeu um sumo de laranja (produced in Israel), entrou no carro Saab (Made in Sweden) e continuou à procura de emprego.

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (Made in Finland) e, após comer uma pizza (Made in Italy), o António decidiu relaxar por uns instantes.

Calçou as suas sandálias (Made in Brazil), sentou-se num sofá (Made in Denmark), serviu-se de um copo de vinho (produced in Chile), ligou a TV (Made in Indonésia) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL...

Talvez este mail devesse ser enviado às empresas e aos consumidores portugueses.

O Ministério da Economia de Espanha estima que se cada espanhol consumir 150€ de produtos nacionais, por ano, a economia cresce acima de todas as estimativas e, ainda por cima, cria não sei quantos postos de trabalho.
"

Depois de o ler, achei que devia partilha-lo.

quarta-feira, setembro 16, 2009

PRATOS DO DIA







- ONU: 750.000 pedófilos em permanência na internet. Posso dizer, com muita alegria, que já ajudei a polícia Judiciária a prender três destes monstros, porque são tão burros que vieram parar a este blogue e com o I.P. que forneci de imediato à P.J. foram presos no dia seguinte.

- Portugal é o segundo país da OCDE que mais gastou no combate à crise. Mas não é suposto poupar?!?!?!?

- Portugal com a segunda inflação mais baixa da U.E.. Será que não se enganaram e queriam escrever alta?

- OSCE iniciou missão de avaliação das eleições em Portugal. Esperemos uma correcta avaliação.

- SAÚDE: Médicos de família vão deixar de passar atestados. VAMOS CONTINUAR A BUROCRATIZAR PORTUGAL! YURRAIII!!!!!!! (?)

- CENSOS 2001: Portugueses podem responder atraves da internet. Ver para crer.

- Durao Barroso reconduzido por mais cinco anos. Merda!

- Editorial do " El Pais" critica Manuela Ferreira Leite. Porque o TGV vai deixar de ser um tacho? Que chatice.

DESEMPREGO


É notícia hoje ISTO !

Como toda a gente sabe o número de desempregados é bem superior.
Há muita gente que não se inscreve nos Centros de Emprego e há muitos "cursos de formação" promovidos pelos Centros que colocam os desempregados num "limbo", ou seja não estão empregados nem desempregados e no que interessa, que são os números esses não são contabilizados como tais, desempregados.
????????????????

Novo passatempo/concurso



Que autor e em que obra?

«Entre nós, a renovação demasiado rápida dos quadros dirigentes (isto é, comedores) nunca lhes deu tempo a polir-se (…) Os arrivistas de todas as épocas, os mercadores do Império, os arrieiros e boleeiros (…) e em geral os novos-ricos (…) com raras excepções, não se têm demorado na berlinda ou à mesa o tempo suficiente para adquirirem maneiras (…); daí, esta atmosfera (…) de salve-se quem puder, de vamos lá acabar com isto, antes que isto nos acabe… Nesta terra tudo é efémero, as fortunas do poleira e as do dinheiro, todos sobem e descem, ou caem, num abrir e fechar de olhos. Os regimes improvisados rodeiam-se de uma camarilha de cascas-grossas e bacharéis sequiosos de boa vida (…). A capilaridade-relâmpago é, no exercício do mando e do poder, o mesmo que na fome de iguarias e ucharias: sôfrega e sobranceira. Sabem que não duram muito, que outros em baixo e ao lado estão igualmente ansiosos de mandar e comer, e não tardarão a empurrá-los para fora do poleiro e da mesa do orçamento».

Ora aqui temos mais um passatempo/concurso da http://aminhatravessadoferreira.blogspot.com/. É também dedicado a todos os leitores do Cuaoléu, cuja culaboração (com o) muito se agradece.
Estes excertos são de um texto de um grande escritor Português do século passado, com obra vasta e que viveu no estrangeiro uma parte da sua vida. E mais não digo. O desafio que aqui se deixa é: quem é ele e de qual dos seus livros os excertos são retirados?


As respostas têm de ser dadas na Travessa até às 24:00 (TMG) da próxima segunda-feira, dia 21. Como sempre haverá dois prémios que serão dois livros. Ou, quem sabe, três, que é a conta que-deus-fez… Depende do número de participantes e… das respostas.

E é tudo. Obrigado e boa sorte.

???????????????????

terça-feira, setembro 15, 2009

PRATOS DO DIA







- ONU: Há cerca de 250 mil crianças soldados em todo o mundo. É assustador.

- Brasil: Desarticulada rede pedófila com ligações em Portugal. Ainda bem!

- "Gatos" dizem que Ferreira Leite é uma " senhora divertida". Então, ela que se dedique à comédia..espera..o que ela faz já não dá vontade de rir? Humm..

- Mark Knopfler trará " Get Lucky " ao Campo Pequeno em 2010. Porreiro!

- Bernardo Pimenta de Medina e Moura continua sem emprego. :(

TEMPO PARA MÚSICA

ROGER TAYLOR&DANNY MIRANDA - " I`M IN LOVE WITH MY CAR " (QUEEN)

segunda-feira, setembro 14, 2009

PRATOS DO DIA








- Sócrates conclui etapa alentejana marcada pela polémica TGV. E óspois foi até aos “ Gato Fedorento “ impestar ao estúdio.

- BPP: Clientes querem clarificação sobre retorno absoluto. Coitados, vão ter cá uma sorte.

- Moçambique regista 380 mil crianças órfãs de pais com SIDA. Moçambique, se fizerem a contagem a todos os países Africanos é assustador. Mas como de costume as pessoas dizem: “ Ya! E que posso eu fazer? “ , num tom de deixa lá isso. Podem fazer, FAÇAM!

- Compras de armas russas pela Venezuela preocupam EUA. Só os EUA?

- Câmara de Lisboa cede cinco terrenos para centros de saúde. Agora falta o resto, “ abrir os cordões à bolsa! “ .

- Gripe A: Portugal vai ter mortes, adverte DGS. Quem é que já não está cansado de ouvir falar da Gripe A ponha o dedo no ar.

- Elton John quer adoptar orfão ucraniano de 14 meses. Com a idade que ele tem? Que tenha juízo.

- Desemprego em Portugal estável nos 9,2% em Julho. Áh! Estável, bom.. Porreiro, pá! F***-se! Até parece uma boa notícia!?!

- EUA prorrogam embargo comercial a Cuba. Enfim..

- Fogo posto na Câmara Municipal e em dois bancos de Braga. Esta gente passa-se, se pegassem fogo mas é à casinha deles é que faziam bem.

- Cantora de 92 anos no top de vendas.O álbum "We´ll meet again - The very best of Vera Lynn" traz de volta às luzes da ribalta a cantora que cantava para os soldados na 2ª Grande Guerra. Grande cena!

- Francisco Louçã afirmou hoje que Ferreira Leite "devia olhar para trás e perguntar-se se quando queria 4 linhas" de TGV isso eram "quatro favores a Espanha", considerando que as declarações da líder social-democrata "baixam" o nível do debate político. Poooiiis… Atenção eu quero é que o TGV se F***!

- Ferreira Leite recomenda termas aos ministros do PS. Eu recomendo a todos uma longa e beeela estadia numas termas bem longe do contacto com..com..TUDO!

- Especialistas alertam para perigo de Tamiflu. Ai agora? Pois.. Enfim, não comento.


SERÁ QUE É POR NÃO TEREM MAIS NADA QUE FAZER?

Até às eleições legislativas esperam-se cerca de 8 a 9 manifestações, ler AQUI !




Hoje voltam os
"PRATOS DO DIA" !

sábado, setembro 12, 2009


Treze gotas ao deitar

Há mulheres
que de tudo

são capazes

Antunes Ferreira
A Alice é a
culpada. A Vieira, claro. Não me deixou dormir a noite inteira. Alto lá. desafivelem já esses sorrisos sacanas das vossas faces insolentíssimas. Honni soit. E, pior: ela e mais cinco. Enuncio. A Rosa Lobato de Faria, a Leonor Xavier, a Luísa Beltrão, a Rita Ferro e a Catarina Fonseca. Seis mulheres – é uma multidão. Sendo perigosas – ainda mais é. Um tsunami.

Vamos aos factos. Uma noite inteirinha agarrado a um livro, deitei-me às seis e picos da matina, a Raquel a perguntar-me o porquê de me estar a levantar tão cedo. E eu (que nem lhe disse que era, sim, a entrar no vale de lençóis) – foi por causa das gotas. Gotas? Que gotas? Esta noite começaste a tomar gotas? E, sem esperar pela resposta, a minha cara-metade, virou-se para o lado e recomeçou a ressonar.

Uma cantiga velhinha, hoje interpretada pela verde Maria José Valério, é a que diz no refrão «cuidado, rapazes, cuidado muito cuidado; há mulheres que de tudo são capazes, e a fortuna não está sempre ao nosso lado». Muito bem. É o caso; na verdade, há mulheres que de tudo são capazes. Este sexteto feminino foi capaz de escrever um romance notável e hilariante. E foi também capaz de me levar a lê-lo de fio a pavio durante uma noite inteira.



Ainda não leram o «13 gotas ao deitar»? Não sabem o que perderam. O que perdem. Uma história alucinante em que a protagonista Marina se desdobra em mais três fulanas: a Odete, a Maria Eduarda e a Francisca. A inquirição é sugestiva e perfeita: quantas mulheres existem na cabeça de Maria Marina Silveira Figueiroa? Pelos vistos, quatro.

Mas podiam ser seis, como as autoras. O que ainda traria mais complicações a um enredo já de si labiríntico e gozadíssimo. Não o conto aqui, porem, porque o livro deixaria de ter piada quando o lessem – e os direitos de autor, neste caso das autoras, são para ser respeitados, ainda que num mercado cada vez mais assassino, muita gente não se lembre disso. E os euros estão cada vez mais caros – e raros. Feitios.

Por isso, apenas me limito aqui a registar o facto incontroversamente verdadeiro: nessa noite não preguei olho. E, aparentemente, nada fazia indicar que tal acontecesse. Eu conto. Tinha ido um tanto diletantemente, à fnac do Colombo (é assim mesmo, não se trata de publicidade, palavra), local por demais perigoso, cheio de armadilhas, veja-se que foi lá que lancei o meu «Morte na Picada»… E fui passando pelas estantes, juro que para ver se tinham saído novos policiais. Sou um verdadeiro louco por eles.

Nisto, insidiosamente, surde duma delas, carregada de autores portugas, um romance, «13 gotas ao deitar». Bom título. Óptimo. O jornalista nunca deixa de o ser e está tudo dito. Escrito por? À cabeça do gang a Alice Vieira. E entre as conjuradas, a filhinha Catarina que conheci miúda e bem, com uns chupas à mistura, na Redacção do DN.

A Alicinha, além de grande e fiel Amiga (o bacalhau já era), foi minha camarada de trabalho ali no quotidiano. À minha beira, ou quase, pariu o mais lindo livro que algum dia li, «Rosa, minha irmã Rosa» alegadamente para crianças, eu diria, plagiando já não sei quem, dos oito aos oitenta. Foi uma colheita magnífica: o Mário Zambujal lançava os «Bons Malandros», o Dacosta conduzia o «Jipe em segunda mão». Um fartote.

Dito isto, e perante a trama tramada, com assassínios à mistura e tudo o mais, vem-me ao cristalino bestunto um anúncio também já com uns anitos: Com Dum Dum não escapa um! Dum Dum é o fim!

[Aqui entre nós, que ninguém nos ouve (sem h): depois da noite insone telefonei à Alice, dei-lhe conta da ocorrência e - meti-lhe uma cunha. Da próxima vez que houvesse (com h) uma loucura destas, se elas me deixassem, eu podia... Tal como o Mingas, ela disse que sim... mas]

NE - Este textículo foi publicado primeiro no http://sorumbatico.blogspot. Como homenagem justíssima às autoras, será ainda editado em não-sei-mais-onde.

quinta-feira, setembro 10, 2009

NÃO RESISTI ! :)

TELL

video

Just listen.

PINTO DE SOUSA(a.k.a. SÓCRATES)/LOUÇÃ(a.k.a.FRANCISCO)


Tirem as vossa conclusões DISTO !

quarta-feira, setembro 09, 2009

LA PALHAÇADE CONTINUE


" SILVA LOPES, 77 ANOS, NOMEADO ADMINISTRADOR DA EDP RENOVÁVEIS.

A pouca vergonha continua. Ao que isto chegou.

SILVA LOPES, com 77 (setenta e sete) anos de idade, ex-Administrador
do Montepio Geral, onde saiu há pouco tempo com uma
indemnização de mais de 400.000 euros, acrescidos de várias reformas
que tem, uma das quais do Banco de Portugal como ex-governador, logo
que saiu do Montepio foi nomeado Administrador da EDP RENOVÁVEIS,
empresa do Grupo EDP.

Com mais este tacho dourado, lá vai sacar mais umas centenas de milhar
de euros num emprego dado pela escumalha politica do governo, que
continua a distribuir milhões pela cambada afecta aos partidos do
"centrão".

Entretanto o Zé vai empobrecendo cada vez mais, num pais com 20% de
pobres, onde o desemprego caminha para níveis assustadores, onde os
salários da maioria dos portugueses estão cada vez mais ao nível da
subsistência.

Silva Lopes foi o tal que afirmou ser necessário o congelamento de
salários e o não aumento do salário mínimo nacional, por causa da
competitividade da economia portuguesa. Claro que para este senhor, o
congelamento dos salários deve ser uma atitude a tomar, (desde que não
congelem o dele, claro).

Quanto a FERNANDO GOMES, mais um comissário político do PS, recebeu em
2008, como administrador da GALP, mais de 4 milhões de euros de
remunerações. Acresce a isto um PPR de 90.000 euros anuais, para
quando o " comissário PS " for para a reforma. Claro que isto não vai
acontecer pois, tal como Silva Lopes, este senhor vai andar de tacho
em tacho, tal como esta cambada de ex-políticos que perante a crise "
assobia para o ar ", sempre com os bolsos cheios com os milhões de
euros que vão recebendo anualmente.

Estes senhores não têm vergonha na cara? ".

Enfim.........

FONTE : Recebido via e-mail.

domingo, setembro 06, 2009


A Arte da Comida

A Tasquinha do Oliveira

Antunes Ferreira
Voltamos de Badajoz, tranquilamente, a A6 tem muito pouco movimento, e, alem do mais, estamos de passeio, sem ninguém a correr atrás de nós, sem horas de chegada, sem chatices nenhumas. Como dizem os Brasileiros (e nós vamos repetindo) tudo numa boa. E porque não almoçar em Évora? Pareceu-nos uma boa ideia, são duas da tarde, mais coisa, menos coisa, em Espanha é uma hora mais tarde, hemos desayunado pelas onze deles, dez de cá, olha que novidade, para escrever e dizer isto mais valia estar calado…

Estaciono na Cândido dos Reis, vê-se que estamos nos princípios de Setembro, há lugares suficientes, os parquímetros até funcionam, mas, do mal o menos. E vá de subir à esquerda de quem vai em direcção à praça do Sem Pavor, Geraldo de seu nome, que conquistou a cidade aos mouros em 1165. O Fialho está fechado para férias.

Voltamos ao ponto de partida, damos uns passos escassos em sentido contrário e eis que nos deparamos com a Tasquinha d’Oliveira, da qual já ouvira eu falar. Boa pinta. Entramos. O senhor que atende às mesas – são apenas doze - diz que sim senhor, com certeza, mesmo àquela hora, sai almoço. Muito obrigado. Sentamo-nos.

E começa a nossa aventura gastronómica. Parece-me conhecer o patrão. Era empregado dos Fialhos, há 14 anos decidiu abrir o seu bistrô, a Dona Carolina, esposa dele, na cozinha e - em frente. Bendita a hora da decisão. Antes de tudo, um branco de nome Comenda Grande que merece efectivamente uma grande comenda. Um Eden liquefeito.

Pão da casa, à maneira, natural e torrado em fatiazinhas finíssimas, rendadas. Uns torresmos rissol, uns pimentos assados, às tiras e sazonados a preceito, umas favas com hortelã e chouriço e duas perdizes de escabeche. Isto de entradas. Mas, surge o melhor: pataniscas da Dona Carolina. Um espanto. Nunca comi tão boas. A Raquel vota, temos unanimidade. Finas, quase transparentes, bacalhau q.b. Celestiais, as pataniscas, divinais. Divinas.

E a Comenda Grande cada vez mais pequena. Fresquíssimo o branco, para atalhar o calor, o ar condicionado está no ponto, o néctar também está. O senhor Manuel vem com a travessa da opulência: pezinhos de coentrada. Nova votação em uníssono: os melhores entre os melhores. Ou seja, os melhores dos muitos que temos comido, ponto.

A auto-estrada desenha-se num horizonte longínquo, a GNR não manda soprar no balão, o Senhor Manuel afirma que sabem os agentes que os cidadãos vêm da Tasquinha, tal o ar de satisfação conventual e o sorriso da bem aventurança que ostentam. Comenda não tem meias, mas há uma aberta que o senhor Oliveira transporta com cuidado maternal (para o caso é mais paternal).

Café – não tomo. Motivos religiosos? Jura? Alergia? Um dia explico. Mas um uísque Black Bushmills é tiro e queda. Da Irlanda do Norte, para mim que sou apreciador, apenas o melhor do Mundo, sem fundamentalismos alcoólicos. E a Raquel, cafezeira, vai numa aguardente velha, CRF Reserva Extra. Que pomadas, Amigos, que pomadas! A acompanhar uma encharcada para o elemento feminino e um queijinho de ovelha amanteigado, da região, adivinhem para quem. Opíparo.

Vem a conta. Almoço assim, servem-no os anjos, depois de confeccionado na terceira nuvem a contar da esquerda. Não tem preço, mas este tem: 80,20 euros. Deixo 84,00, bem merecidos, merecidíssimos. Despedidas carinhosas com a participação da pantagruélica cozinheira/cara-metade. E beijinhos, justificadíssimos. O Templo de Diana, nem vê-lo. Muito menos a Capela dos Ossos. Seria uma obscenidade.



Um destes dias, palavra de honra, assalto um banco. E se lá houver dinheiro (nestes conturbados tempos a condicional é mais do que justificada), volto a Évora e à Tasquinha do Manuel Oliveira. Isto é, assalto eu e volta o casal. Em tempo: a auto-estrada vem mesmo até Lisboa e a GNR não me parou. Nem na Ponte Vasco da Gama, que a outra é muito alta e tenho vertigens. Os gênêrês sabiam de onde vinha, é o caso.

Aos visitantes:
Este textículo não foi encomendado; se o tivesse sido, não o publicaria. E creio que não era necessária esta nota. Mas, pelo sim, pelo não, ela aqui fica. O «banquete», paguei-o. E do meu bolso. Mas, foi tal a plenitude que de nós se apossou - que tinha de o escrever. Com a gratidão ao Senhor Oliveira e à Dona Carolina. Tratamentos destes nem no Olimpo. Tenho dito.

(Também publicado na Minha Travessa do Ferreira)

AVISO




ANÓNIMOS E SERES QUE NÃO SE IDENTIFICAM COM O QUE É POSTADO NESTE ESPAÇO:

-ANDOR!

-PIREM-SE!

-PONHAM-SE NA ALHETA!

-VÃO CHATEAR O RAIO-QUE-VOS-PARTA!

-ARRANJEM ALGO PARA FAZER, COMO COLAR OS DEDOS E PÔR FITA-COLA NA BOCA!

-VÃO PARA A GRANDE P***-QUE-VOS-PARIU!


A PARTIR DE AGORA NÃO DEIXO MAIS AVISOS NO ESPAÇO DE COMENTÁRIOS, QUE EXPLICAM QUE ESTE ESPAÇO É MEU, É A MINHA CASA E EM MINHA CASA ENTRA QUEM EU QUERO. POR ISSO, AOS COMENTADORES ANÓNIMOS E AOS QUE CAEM AQUI DE PÁRA-QUEDAS E DEIXAM INSULTOS, AVISO QUE OS COMENTÁRIOS SERÃO APAGADOS. E NÃO ME VENHAM COM AS TRETAS DE CENSURAS E O "DIABO A QUATRO". AQUI HÁ REGRAS, QUEM AS CUMPRE É SEMPRE BEM-VINDO, QUEM NÃO AS CUMPRIR JÁ SABE O DESTINO DOS SEUS COMENTÁRIOS.

sexta-feira, setembro 04, 2009

POST ABERTO

ESPAÇO ABERTO!

VALE TUDO!

MENOS PONTAPÉS NOS T..! :)

(Escrevam sobre qualquer tema. Partilhem o que quiserem, todo o tipo de temas, só peço é que não escrevam coisas parvas como foi escrito na semana passada, por alguém que anda muito zangado com a vida. Abraços!)

quinta-feira, setembro 03, 2009

TELEJORNAL DE SEXTA-FEIRA DA TVI CANCELADO


Hoje está na ordem do dia o cancelamento do telejornal de sexta-feira da TVI.

A opinião de José Eduardo Moniz, pode ser lida AQUI !

Estamos a viver uma censura sem limites..

quarta-feira, setembro 02, 2009

SIMPÁTICO? SIMPÁTICO ERA SE FOSSES EMBORA

Este senhor afirma que temos um regime de IVA simpático !?!?!

Ler entrevista do Jornal de Notícias AQUI !

terça-feira, setembro 01, 2009

Um erro, infelizmente, muito frequente:
Como a palavra "residência" tem acento circunflexo, muita gente julga que "residencial" também o tem. Não é verdade.